Geral

Corpo de Bombeiros de Lages vai ocupar área da antiga Casan

Published

em

Secretário Juarez Mattos com o subcomandante do 5o Batalhão de Bombeiro Militar de Lages, Mateus Muniz Corradine, o soldado BM Luciano Rangel, durante a assinatura de empréstimo do antigo terreno da Casan - Foto: Divulgação

Um termo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Regional de Lages (ADR) e o 5o Batalhão de Bombeiro Militar foi assinado na tarde de terça-feira (9), permitindo o empréstimo do antigo prédio da Casan, localizado no Bairro São Cristóvão, para a realização da prova de Certificação Internacional de Cães de Resgate.

O ato foi realizado pelo secretário da ADR, Juarez Mattos, e o subcomandante do 5o Batalhão de Bombeiro Militar, capitão Mateus Muniz Corradine, que esteve acompanhado pelo soldado BM Luciano Warth Silva Rangel, responsável pelo setor de cinotécnico do Corpo de Bombeiros de Lages.

A prova de Certificação Internacional de Cães de Resgate tem tudo para ser realizado no ano que vem pelo Corpo de Bombeiro e a Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO) em Lages, e que trará a Santa Catarina bombeiros de toda a América Latina.

O espaço está ocioso há um bom tempo e o empréstimo para o Corpo de Bombeiros será de grande valia a toda comunidade devido ao importante trabalho que será realizado por lá”, disse Juarez.

De acordo com o capitão Corradine, além de a área estar próxima ao Batalhão, é também propícia para que cinotécnicos possam desenvolver o seu trabalho com os cães. “O terreno em questão tem escombros e entulhos o que é ideal para este tipo de treinamento com os cães de resgate, fundamentais para localizar pessoas soterradas vítimas de desastres naturais”, disse.

Santa Catarina possui dez cães treinados para auxiliar os bombeiros no salvamento e resgate de pessoas e Lages é uma dessas cidades que conta com esta importante ferramenta de trabalho e que agora poderá ser ampliado com o empréstimo do terreno.

“Vamos poder montar em Lages, a maior pista de busca e resgate urbano do Estado e com isso, pretendemos sediar em nossa cidade, em 2019, a Prova de Certificação Internacional com Cães de resgate”, completou o soldado Rangel, que é cinotécnico e responsável por Barney, o cão que atua junto ao seu condutor nas operações dos bombeiros desde 2017.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com