Conecte-se a nós

Notícias

Coro infantil animará o Festival Internacional Música na Serra

Published

em

Professor André Medeiros acompanha aula de coro infantil - Fotos: Camila Paes

As ruas no entorno da Fundação Cultural de Lages têm ficado mais alegres nesta semana. É ali, que os corais adulto e infantil fazem as masterclasses do 6º Festival Internacional Música na Serra. Nesta sexta-feira (20), o coro infanto-juvenil, coro Música na Serra e a suíte versão reduzida do ballet Carmen de Bizet, estarão em apresentação gratuita no palco do Teatro Marajoara.

Mais de 40 crianças participam do coro. Durante as tardes, aprendem técnicas vocais com a professora Regina Kinjo, de São Paulo. Divididos em fileiras de acordo com idades e tamanhos, além de seguir as notas tocadas por Regina no teclado, ensaiam as músicas que apresentarão no teatro.

Em tom de brincadeira levada à sério, entre risadas e piadas, os meninos e meninas trabalham para soar afinados. Uma das músicas ensaiadas com alegria, esmero e concentração é “Somente o necessário” do filme Mogli, da Disney. Na interpretação utilizam coreografia, que completa a música.

O professor da Orquestra Soprano do Caic Santa Catarina, André Medeiros, acompanha os ensaios das crianças. Da turma com pouco mais de 40, 35 são alunos de música do Caic. Em 2016, o grupo foi convidado pela primeira vez para participar do festival.

Mas como relembra André, muitos tiveram receio de participar, porque o canto não era a sua área de estudo. Até mesmo o professor participa das aulas, para aprender e auxiliar na implementação de um coral infanto-juvenil no Caic.

Depois do primeiro encontro há dois anos, eles ficaram mais à vontade e agora, sentem-se ainda mais confortáveis nas aulas de Regina, que lembra do nome de quase todos. Subir no palco já não causa tanto nervosismo e ansiedade aos alunos, que estão acostumados a performar para o público.

Regina Kinjo é professor das masterclasses de coro

Ballet

Além do Coro, nesta sexta-feira, o ballet Carmen acompanhado de orquestra se apresentará no Música na Serra. Está é a primeira vez que uma apresentação de outro Estado é trazida para o evento. Carmen é uma das óperas mais populares do mundo, e, conta a trágica história de amor entre a cigana e o soldado Don José, na Espanha do século 19.

É uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado na novela homônima de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Opéra-Comique de Paris.

Em suas adaptações, pode ser apresentada como dança flamenca e como será apresentada em Lages, em ballet. Seis bailarinos e a diretora e coreógrafa Lia Comandulli vieram de Curitiba e apresentarão uma versão reduzida da ópera.

Masterclass de acordeon é inédita no Música na Serra

Pela primeira vez, o 6º Festival Música na Serra recebeu uma masterclass de acordeon. O encontro foi considerado uma masterclass especial, que aconteceu durante apenas um dia. O instrumento, popularmente conhecido no sul do Brasil como gaita e no nordeste como sanfona, é bastante popular na Serra Catarinense, principalmente devido a música nativista.

O músico Fernando Henrique Ávila subiu ao palco do Música na Serra na quarta-feira e aproveitou a tarde de ontem, para conversar e instruir músicos lageanos com interesse em trocar experiências sobre o instrumento.

Em forma de bate-papo, os músicos falaram sobre as mais variadas formas da música e como ela está presente em todos os lugares. Além de relembrar nomes importantes do estudo do acordeão, como Mário Mascarenhas que criou métodos de aprendizagem deste instrumento, além de piano, flauta doce (principalmente com forma didática para crianças), violão e teclado, além de criar arranjos e coletâneas de obras consagradas, muitas vezes simplificando-as. Os Irmãos Bertussi, dupla que como Pedro Raymundo, também contribuíram para a disseminação da música tradicionalista gaúcha em todo o Brasil.

Masterclass de acordeon aconteceu só na tarde de ontem

Programação

Sexta-feira (20)

Coro infanto-Juvenil

Coro Música na Serra

Ballet “Carmen” de Bizet – Suíte versão reduzida

Sábado (21)

Concerto de Encerramento

Orquestra Sinfônica

Solista: Lyndon Taylor

Coro Música na Serra

Regência: Jean Reis

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais