Conecte-se a nós

Esportes

Copa do Mundo: Senegalês não sabe para quem torce

Published

em

Moussa Dia não sabe se vai torcer para o Brasil ou Senegal - Foto: Susana Küster

O senegalês Moussa Dia, 33 anos, está confiante que seu país se saia bem nos jogos da Copa. Mas ficará dividido, se caso o Senegal jogar contra o Brasil. Isso porque fazem quatro anos e meio que ele mora no Brasil e se sente muito bem aqui. Como namora uma brasileira, ele fica ainda mais indeciso para quem torcer, quando imagina o Brasil e Senegal jogando juntos. “Acho que vou torcer para o Senegal, fico dividido, não sei”.

Quanto às chances dos times, ele considera que os dois tem como vencer, pois possuem jogadores com potencial. “O Senegal tem um time bom com jogadores fortes”.

A vinda para o Brasil foi com o objetivo de visitar parentes, mas logo ele formou amigos e ficou difícil retornar para seu país de origem. Ele já visitou sua família três vezes, mas por enquanto não pensa em sair do Brasil, porém não descarta a ideia no futuro.

A história dele aqui é ligada a Festa Nacional do Pinhão. Quando chegou, foi morar em São Paulo, depois foi para o Rio Grande do Sul e veio para Lages trabalhar na Festa Nacional do Pinhão, junto com o irmão, que morava em outra cidade e veio somente devido à festa. Em função do frio, decidiu voltar para São Paulo, mas retornou para Lages quando esquentou, por insistência do irmão.

Quando chegou aqui, trabalhava nas ruas como ambulante. Mas, aos poucos, juntou dinheiro e hoje tem uma loja na Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

Senegal na Copa

Senegal está no Grupo H da Copa do Mundo da Rússia, ao lado de Colômbia, Polônia e Japão e vai fazer a sua estreia no Mundial no dia 19 de junho contra a Polônia, em Moscou.

Nas eliminatórias do continente, a seleção terminou a competição de forma invicta, com uma vitória e um empate na segunda fase e quatro vitórias e dois empates na terceira. Assim, terminou como líder do grupo D, com 14 pontos. Na rodada anterior, havia eliminado Madagascar, após empatar por 2 a 2 fora de casa e vencer por 3 a 0 no jogo de volta.

A sua única participação em Copas do Mundo foi em 2002, quando Senegal venceu a França, na abertura do torneio e conseguiu avançar até as quartas de final. A seleção não perdeu nenhuma partida no torneio. Após vencer o time de Zidane, empatou com a Dinamarca e Uruguai para se classificar em segundo no grupo. Nas oitavas de final, derrotou a Suécia com gol de Camara na prorrogação. Nas quartas, empatou em 0 a 0 com a Turquia, mas foi eliminada com gol de Mansiz no tempo extra.

História do Senegal

Senegal é um país localizado na África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com a Gâmbia (incrustada em seu território), a Mauritânia, ao norte; o Mali, a leste; e a Guiné e Guiné-Bissau, ao sul. É também o país que se encontra mais próximo à ilha de Cabo Verde, a 640 km de distância. A sua capital é a cidade de Dacar, localizada no ponto mais a oeste do país.

Apesar de já ter sido ocupado por tribos antigas, por grupos tribais convertidos ao islamismo e também por portugueses, a colonização do território que hoje corresponde ao Senegal, ocorreu a partir do século XVII pela França.

O país, aliás, foi a única das colônias francesas a ter os seus cidadãos reconhecidos como cidadãos da França, fato que ocorreu logo após a Revolução Francesa em conjunto com a abolição da escravatura. Em 1960, o país, enfim, conseguiu a sua independência após a realização de lutas separatistas que ocorriam desde o século XIX.

A população de Senegal, segundo dados de 2014 das Nações Unidas, é de 14,54 milhões de pessoas, que se distribuem em uma área de 196.720 km², o que perfaz uma densidade demográfica de 73,9 habitantes por quilômetro quadrado.

A cidade mais populosa é a capital, Dacar, com cerca de 2,2 milhões de pessoas. As etnias predominantes são os jalofos, os serer, os fulas, os tukulor, os diolas e os mandingas, enquanto a religião mais professada é o islamismo, que agrega cerca de 87% da população.

Números do Senegal

População: 14.668.522 habitantes

Área : 196.722 km²

Capital : Dacar

Fundação: 4 de abril de 1960

Setores econômicos mais importantes: mineração, construção civil, turismo, agricultura e pesca.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais