Conecte-se a nós

Esportes

Copa do Mundo: Colombiana está em Lages para estudar

Published

on

Lina é colombiana e diz que não curte muito futebol - Foto: Adecir Morais

A colombiana Lina Maria Salazar, de 31 anos, veio para Lages há quatro anos, especialmente para estudar. Natural de Medellín, ela cursa mestrado em bioquímica e biologia molecular, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc). “Sempre tive interesse em estudar no Brasil”, comenta.

Ela chegou a Lages por intermédio de uma prima, que estudava na Argentina e conhecia uma lageana. Ao saber do interesse da colombiana em estudar no Brasil, de pronto a lageana sugeriu que ela  viesse para Lages, e foi isso que aconteceu.

Lina desembarcou em solo lageano em janeiro de 2014, coincidentemente no mesmo ano da Copa do Mundo do Brasil, quando a seleção canarinho sofreu o fatídico 7 a 1 diante da Alemanha, lembra. Ela foi acolhida pelo pai da lageana, que é dono de um restaurante na Avenida Duque de Caxias.

Os primeiros anos dela em solo catarinense não foram fáceis. Além de ter de se adaptar ao idioma brasileiro, precisou trabalhar de vendedora e atendente de restaurante, por exemplo. Além disso, conseguiu passar na prova para fazer o mestrado apenas na terceira tentativa.

Eu pensava em ir para São Paulo ou Brasília, mas acabei vindo para Lages. Apesar do frio, é muito bom morar aqui”,  diz a colombiana que, mesmo há pouco tempo na cidade, já consegue falar bem a língua portuguesa.

Ela revela que não curte muito futebol. Em relação a seleção de seu país, comenta sobre o meia James Rodríguez. Atualmente no Bayern de Munique, o craque se destacou pela seleção colombiana na Copa do Mundo do Brasil. “Ele jogava muito bem”, recorda.

Sobre seu futuro, adianta que quer permanecer em Lages. “Termino o mestrado no mês que vem, mas quero continuar na cidade para fazer doutorado”.

Histórico

A região que hoje compõe a Colômbia era habitada por índios até o final do século XV, quando chegaram os espanhóis. Em 1821, foi formada a Grã-Colômbia, que era formada por Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador. Aos poucos, estes países foram se separando até que, em 1903, tornaram-se quatro.

Com uma população de aproximadamente 49 milhões de habitantes, a Colômbia é considerada a quarta economia da América Latina, atrás apenas do Brasil, México e Argentina. Seu idioma oficial é o espanhol, sua moeda é o peso espanhol e capital é Bogotá. Sua cultura, originária dos povos nativos e colonizadores, é bem diversificada.

A Colômbia também é conhecida pelos problemas sociais, sobretudo por causa do narcotráfico. Mas nos últimos anos, o país resolveu o conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conhecida como FARC, que depuseram as armas, e consolidou sua economia, que tem no turismo um de seus pilares.

Colômbia nas Copas

A Colômbia jogará a sua 6º Copa do Mundo. A melhor campanha ocorreu no mundial do Brasil, quando foi derrotada pela seleção anfitriã nas quartas de finais, por 2 a 1. Os colombianos também participaram dos mundiais do Chile (1962), Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998). Eles estão no Grupo H, ao lado de Polônia, Japão e Senegal.​

O Correio Lageano está entrevistando imigrantes ou descendentes das seleções que participarão da Copa do Mundo. Todos os dias, na edição impressa do jornal, você conhece uma história de alguém que representa alguma nação no futebol. Lina foi a primeira entrevistada para a reportagem que saiu no fim de semana. Esta cobertura exclusiva do CL você confere primeiro nas páginas do jornal. Assine ou vá até a banca mais próxima!

CL fará cobertura especial da Copa do Mundo
Comentários
Compartilhe

Esportes

Colômbia vence e Polônia é eliminada da Copa

Published

on

Foto: Fifa.com/Divulgação



O 11º dia da Copa do Mundo na Rússia marcou o fim da segunda rodada da fase de grupos. Tudo deu certo para a Colômbia neste domingo (24). Na Arena Kazan, os comandados de Pékerman apresentaram uma postura organizada, nada parecida com a do confronto de estreia, contra Senegal, dominou amplamente a partida decisiva da segunda rodada e carimbou 3 a 0 sobre as Águias Brancas, que se despedem da Copa do Mundo após duas derrotas consecutivas.

Do outro lado, nem o maior artilheiro da seleção polonesa, Robert Lewandowski deu jeito na bagunça e a parte vermelha e branca da arquibancada foi embora com lágrimas nos olhos. Yerry Mina (40 minutos), Radamel Falcao (70) e Juan Cuadrado (75) fizeram os gols que mantiveram vivo o sonho colombiano de classificação às oitavas de final. Os sul-americanos estão na terceira colocação com três pontos, atrás dos líderes Japão e Senegal, que têm quatro unidades cada.

Apesar da desclassificação, a Polônia ainda volta aos gramados nesta quinta-feira, em Volgogrado, para cumprir tabela contra o Japão às 11h. No mesmo dia horário, Senegal e Colômbia se enfrentam em Samara. Se vencer, o time sul-americano garante vaga nas oitavas de final. Em caso de empate, vai depender do resultado do duelo entre Polônia e Japão, que vão atuar no mesmo dia e horário.

Fonte: O Lance

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Esportes

Senegal e Japão só empatam em 2 a 2

Published

on

Foto:FIFA.COM, Fotoarena/Divulgação



Disputando a liderança do grupo H da Copa do Mundo, Senegal e Japão empataram na tarde deste domingo (24) em 2 a 2. Os gols dos africanos foram marcados por Sadio Mané e Moussa Wagué, enquanto os asiáticos balançaram as redes com Takashi Inui e Keisuke Honda.

Logo aos 11 minutos de jogo, os senegaleses abriram o placar com a sua principal estrela. O goleiro Kawashima rebateu um chute em cima de Mané, que se aproveitou e fez 1 a 0. Ainda na primeira etapa, os japoneses empataram com um bonito chute do volante Inui, aos 33 minutos.

No segundo tempo, aos 25, o lateral Sabaly fez boa jogada e cruzou para o jovem Wagué, que chutou sem chance para Kawashima. Enquanto Senegal tentava se fechar, Japão se aproveitou de uma saída errada do goleiro Ndiaye e, após cruzamento, de Inui, viu Honda empatar a partida e fechar o placar aos 33 minutos.

Uma das grandes estrelas do Japão tinha entrado há pouco e chegou ao seu quarto gols em Mundiais. Com o resultado, as duas equipes chegaram aos quatro pontos em duas partidas e dependem só de si na próxima rodada para garantir classificação para as oitavas de final.

Na próxima quinta-feira (29), os dois clubes encerram sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo.

Ainda às 15 horas deste domingo entram em campo as seleções de Polônia  e Colômbia

Fonte: FOX Sports

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Esportes

Inglaterra goleia Panamá por 6 a 1

Published

on

Kane assumiu a artilharia isolada da Copa do Mundo 2018, com 5 gols- Foto: FIFA.COM



A Seleção da Inglaterra não teve nenhuma dificuldade para derrotar o Panamá por 6 a 1, em partida, válida pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo, no Estádio de Níjni Novgorod (Níjni Novgorod). Com o resultado, a seleção inglesa se classifica para a próxima fase junto com a Bélgica. As duas seleções se enfrentam para definir quem será o primeiro colocado do grupo. Panamá e Tunísia estão eliminadas da competição.

Stones abriu o placar para a seleção inglesa aos 7 minutos do primeiro tempo. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Harry Kane aumentou o placar com a cobrança de pênalti. Aos 35 minutos , Lingard fez mais um gol pra Inglaterra. Aos 39 minutos, Stones marcou e ampliou o placar da partida. Aos 45 minutos, Harry Kane converteu mais um pênalti que foi cometido pelo panamenho Murillo.

O primeiro tempo terminou Inglaterra 5 e 0 Panamá. Já aos 16 minutos do segundo tempo, Harry Kane marcou mais um gol para a seleção inglesa e se torna o artilheiro isolado da Copa do Mundo com cinco gols em dois jogos.

Enquanto isso, o Baloy fez história ao marcar o primeiro gol do Panamá em uma Copa do Mundo. O nome de Felipe Baloy jamais será esquecido na história do futebol panamenho. Foi do zagueiro reserva a honra de marcar o primeiro gol do país. Ele entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo contra a Inglaterra para fazer a alegria da torcida. Ao final da partida, Baloy foi o mais abraçado pelo time. E pouco importava que a Inglaterra tivesse marcado seis gols antes desse. Foi um final onde todos na arquibancada, independente do resultado, saíram satisfeitos.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©