Conecte-se a nós

Turismo

Conheça os pontos turísticos de Bom Jardim da Serra

Published

em

 

Alagados – Região com variedade de fauna e flora, ideal para pesca esportiva e estudos ecológicos. É uma planície com três milhões de metros quadros alagada. Fica no Parque Nacional da Maçã, na localidade Santa Bárbara.

 

Cânion das Laranjeiras – Fica a 12 KM do Centro, na Fazenda Santa Cândida, na Localidade Santa Bárbara. Para chegar lá é preciso percorrer trilhas a pé ou a cavalo. Para o passeio é importante a companhia de um guia ou de grupos organizados pelas pousadas. Também é válido verificar as condições do tempo, para que a neblina não atrapalhe a visão do cânion. (49) 3232 0227

 

Cascata da Barrinha – Um bom balneário para se fazer piquenique. Localizada às margens da SC-438, a 3 Km do Centro, é de fácil acesso.

 

Cascata Salto do Pelotas – Também às margens da SC-438, a 8 KM do Centro, é o maior conjunto de quedas d’água de Bom Jardim da Serra. Para visitá-las é bom ter preparo físico para subir e descer os 156 degraus que levam até as proximidades dessas quedas.

 

Mirante da Serra do Rio do Rastro – Dele é possível ter uma visão panorâmica dos 12 Km da Serra do Rio do Rastro. Em dias límpidos a visão pode ir mais longe e permite observar o mar, que fica a mais de 100 KM e 1.460 metros abaixo. Localizado a 11 Km do Centro de Bom Jardim da Serra. Tem área para estacionamento e fica na SC-438.

 

Serra do Rio do Rastro – É uma obra em meio a Serra Geral. Liga a Serra de Santa Catarina ao litoral. Descer e subir os 12 Km da Serra exige atenção e paciência. As curvas sinuosas obrigam a parar o carro várias vezes, especialmente no encontro com ônibus e caminhões, que precisam manobrar um pouco mais para vencê-las. Com piso de concreto, o percurso tem uma mureta de um metro de altura do lado que pende para o penhasco, com 12.460 metros no ponto mais alto, para garantir a segurança. Iluminada durante à noite, pela usina de energia eólica que fica no município, perto do mirante, a Serra é espetáculo diuturnamente. Não é incomum ver animais perto da pista e não precisa distanciar o olhar para ver cidades, morros, vales, colinas, montanhas e até o mar. Em um cartão postal que serve de portal de acesso a Serra Catarinense. A descida da Serra começa 11 Km depois de passar pelo Centro de Bom Jardim da Serra, na SC-438.

 

Usina de Energia Eólica – Perto do mirante da Serra do Rio do Rastro, a 10 KM do Centro de Bom Jardim da Serra e a 100 metros da SC-438, se encontra um catavento de 50 metros de altura composto por três hélices gigantes.É através da força dos ventos do município que a usina produz energia eólica, a feita a partir do ar). É ela que ilumina a Serra do Rio do Rastro durante à noite. Mantida pelo governo catarinense, a usina é uma das três existentes no Estado. As outras ficam em Laguna e Água Doce.

 

Rota Aparados da Serra – Rodovia que liga Bom Jardim a Cambará do Sul (RS). Ponto de largada e chegada da cavalgada “Aparados da Serra”. Nela fica o Cânion do Itaimbezinho. São cerca de 300 Km de estrada de chão. Uma boa atração para amantes da natureza e aventureiros.

 

Morro da Igreja – Com 1.822 metros de altitude é considerado o morro habitado mais alto de Santa Catarina. Ele fica a 40 KM do Centro de Bom Jardim da Serra, no Parque Nacional de São Joaquim, localidade Santa Bárbara, na divisa com Urubici. É no topo do Morro da Igreja que a aeronáutica brasileira mantém instalado o Radar Sindacta, que monitora todas as aeronaves que sobrevoam o Sul do Brasil. Para chegar ao ponto mais alto é possível percorrer trilhas a é, a cavalo de jeep ou motoCross. Um estímulo ao turismo de aventura.

 

Parque Nacional de São Joaquim – Criado para assegurar que a fauna e flora exclusiva da região Sul do Brasil seja preservada, principalmente a araucária (também conhecida como pinheiro brasileiro). Tem 49 mil hectares e é uma das maiores áreas destinadas à preservação permanente. Ele se estende pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici, Grão-Pará e Orleans.

 

Parque de Exposições Gasparino do Amaral VelhoÉ a sede dos principais eventos da cidade. Shows, festas, exposições, feiras e mostras culturais. Tudo acontece nesse local, onde existe inclusive área destinada a camping. Contatos podem ser feitos pelos telefones (49) 3232-0196 e 3232-0269 ou pelo fax (49) 3232-0197.

Capela Nossa Senhora Perpétuo Socorro Histórica, centenária e fruto da fé do primeiro povoado que deu origem a Bom Jardim da Serra, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é um atrativo religioso que data de 1905. Todo ano ela sedia a festa em homenagem à santa, realizada em julho.

Rio Pelotas- É o maior afluente do Rio Uruguai. Nasce em Bom Jardim da Serra, a exemplo de mais 18 rios, que desembocam nele.

 

Serra da Veneza – Mais uma das trilhas aberta em Bom Jardim da Serra por tropeiros. Para eles a região era caminho para o Rio Grande do Sul. Para quem visita o local atualmente é uma grande aventura percorrer a pé ou a cavalo. A trilha fica a 38 Km do Centro do município, na localidade São Bento.

Serra do Imaruí – Um pouco mais perto do Centro, a 25 KM, na localidade Santa Bàrbara, está a Serra do Imaruí. Assim, como a Serra da Veneza, o único acesso a ela é a pé ou a cavalo.

 

Associação Bonjardinense do artesão – Grupo que confecciona produtos artesanais e os expõem em uma loja no mirante da Serra do Rio do Rastro, de segunda a segunda, entre 9 e 17 horas. Mais informações podem ser obtidas por telefone, (49) 3232-0341, ou pelo e-mail ababjs@yahoo.com.br

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: