Conecte-se a nós

Notícias

Congresso de Educação inicia com anúncio do retorno do Lendo e Relendo à rede municipal

Published

em

Fotos: Núbia Garcia

Apresentações de dança e um coral infantil marcaram a abertura do XIII Congresso de Educação do Município de Lages, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) no Centro Serra Convention Center. Por causa do evento, que recebe mais de dois mil participantes, Lages será o polo educacional da Serra Catarinense durante dois dias.

Após a abertura oficial, a presidente do Instituto Inspirare, Anna Penedo, e a renomada autora e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Emília Cipriano, fizeram as conferências de iniciais do evento, que tem como tema a “Formação Humana Integral: perspectivas e complexidade de um cenário em transição”.

“O tema deste ano é muito oportuno, que é estudar a conjuntura dentro do cenário que temos de transição em toda a sociedade. Queremos aproximar nossos educadores da realidade do tema para que a gente tenha, a cada dia, uma educação de mais qualidade para as nossas crianças, priorizando a parte pedagógica, mas também incluído no contra turno aulas de arte, de cultura, de música, de dança”, afirma o prefeito de Lages, Antonio Ceron.

Em sua fala inicial, a secretária de Educação de Lages, Ivana Michaltchuk, oficializou a volta do Programa Lendo e Relendo para as escolas de educação básica da rede municipal. A retomada do projeto acontece no início do próximo semestre letivo. Para Ceron, a iniciativa é de grande valia e proporcionará diversidade de aprendizagem aos estudantes. “Isso é muito importante porque ele já fez história e, com certeza, a partir desse ano, vai continuar a escrever uma história bonita na educação de Lages”, completa.

Paralelamente ao evento no Centro Serra acontecem oficinas temáticas promovidas por 96 Grupos de Trabalho, distribuídos em sete locais distintos, além da realização dos seminários de Educação Infantil (que está na segunda edição) e os de Educação Especial e de Educação no Campo (ambos realizados pela primeira vez).

O encerramento do evento acontece nesta sexta-feira (27) e contará com as conferências de Márcia Hobold, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e do Professor Pachecão, conhecido nacionalmente por palestras motivacionais.

Durante a abertura o diretor de Ensino da Secretaria da Educação, Carlos Eduardo Canani falou sobre a preocupação em fazer do Congresso um evento sustentável. Ele citou como exemplo o fato de que a programação não foi distribuída em papel e somente pode ser acessada por meio de um aplicativo para celular. As sacolas entregues aos participantes também são sustentáveis, pois são feitas de garrafas pet recicladas.

Exposição retrata empoderamento feminino através da arte

O Centro Serra foi especialmente preparado para receber o congresso. Uma das atrações montadas para receber os visitantes é a exposição de arte intitulada “Mulheres e suas Histórias”, que mostra a visão das mulheres retratando e sendo retratadas através da arte.

A exposição é feita com trabalhos realizados por professores e alunos da rede municipal ao longo do primeiro semestre. Artistas serranas como Rosa Werner e Tereza Martorano também fazem parte da exposição.

Uma performance em especial chama a atenção de quem passa pelo local. A professora Alessandra Melo trabalhou com seus alunos a história e arte da pintora mexicana Frida Kahlo e, para expor os trabalhos, decidiu vestir-se tal qual a homenageada. “Sou fã da Frida e de sua trajetória, por isso quando recebi o convite para expor os trabalhos dos alunos no Congresso, decidi me vestir igual a ela”, conta.

Além da artista mexicana, Alessandra também apresentou trabalhos feitos por seus alunos em homenagem a norte-americana Georgia O’Keeffe. Os trabalhos expostos foram produzidos por alunos do 6º e 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica da localidade de Índios, no interior de Lages.

A professora Alessandra mostrou o trabalho desenvolvidos por seus alunos da Emeb Índios sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, caracterizada como a homenageada

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: