Conecte-se a nós

Entretenimento

Confira os livros para o vestibular de Verão da Udesc

Published

em

Foto: ANF/ Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), divulgou a lista dos livros para o vestibular de verão, que acontece em 25 de novembro. Entre as quatro obras literárias  selecionadas está o livro Quarto de despejo – Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, editora Ática.

O enredo trata-se do cotidiano da autora que é a protagonista. Favelada e catadora como ela se intitula, aborda a vida dos moradores da favela do Canindé às margens do Rio Tietê, nos finais da década de 1950.  Ambiente marcado pela extrema pobreza.

A autora comove o leitor pelo realismo na forma de contar o que viu, viveu e sentiu durante os anos em que morou na favela em São Paulo, com seus três filhos. Negra, mãe solteira e desempregada, Carolina sobrevivia enfrentando a fome com o pouco dinheiro que conseguia catando materiais recicláveis para vender. Nessa vida sofrida seu único consolo eram as palavras que escrevia relatando sua agonia e refletindo a injustiça da vida e dos homens. Seria também através das palavras que obteria a sua liberdade, ainda que momentânea.

Dos cadernos catados no lixo nasceria o diário que projetaria Carolina como uma das mais importantes escritora negras da literatura brasileira, injustiçada até o fim, mas que passaria a ser conhecida em todo o mundo através de seu testemunho e exemplo.

Outras obras

  • Marina Colasanti – Crônicas para jovens – Antonieta Cunha
  • Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles – Eduardo Portella
  • Os melhores poemas de Manuel Bandeira – Francisco de Assis
Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: