Conecte-se a nós

Notícias

Concurseiros buscam estabilidade financeira

Published

em

Mariana dedica todo o seu tempo livre aos estudos. Foto: Susana Küster

A estabilidade financeira ainda é o que mais atrai as pessoas para passar em um concurso público. Estão abertos, atualmente, 124 no país, com quase 14 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, e com oportunidades em diversos estados do Brasil. Os chamados “concurseiros” dizem que as provas estão cada vez mais difíceis e é preciso muito empenho para conquistar o tão sonhado trabalho efetivo.

Rita Waltrick de Oliveira, 49 anos, é uma dessas pessoas que batalhou para passar em um concurso e conseguiu. Mesmo assim, ela continua estudando porque quer um cargo público com um salário mais alto como oficial de justiça.

Rita fez o concurso, de nível médio, em 2007 e foi chamada em 2011 para ser fiscal de serviços públicos da prefeitura. Cursou Direito e passou na OAB (mas não advoga), L´além disso, possui duas pós-graduações. Também pretende fazer mestrado.

Para os interessados em concurso, ela sugere direcionar a área, ter disciplina e foco, além de estudar em cursos preparatórios e também sozinha. “Eu não paro de estudar nunca, até quando estou limpando a casa, estou ouvindo aulas. Não posso parar de trabalhar e me dedicar inteiramente aos estudos”.

Os concursos fizeram ela desenvolver algumas técnicas para realizar as provas da melhor forma. Conta que resolve tudo o que sabe e assinala as que não sabe, depois volta para as questões.

 

Outro exemplo

Dedicação total aos estudos no tempo livre. Assim é a rotina de Mariana Matteucci, 26 anos. O último concurso que fez foi para Polícia Civil, tinha que acertar 66 questões e acertou 60. “Me desanimei bastante, mas levantei a cabeça e segui em diante”.

Ela decidiu estudar para vários tipos de concursos, não se dedica a uma área só porque acredita que assim têm mais chances de passar. Seu sonho é ser policial rodoviária federal, mas sabe que para isso tem que estudar mais.

Ela já fez cursos preparatórios para concursos. A rotina de estudos é intensa, deixou a vida social de lado e todo o tempo livre é dedicado ao estudo. Não vê isso como um fardo, não pretende parar mesmo se passar em um concurso. “Só vou parar de estudar quando conseguir o cargo que quero, meu foco é ser funcionária pública”.

 

Dicas para passar em um concurso

 

  1. Escolha a carreira.  
  2. Mantenha-se atualizado em relação às notícias.
  3. Faça um cronograma de estudos.
  4. Fuja de expectativas negativas sobre as disciplinas.
  5. Controle a ansiedade.
  6. Não perca tempo navegando na internet.
  7. Faça provas anteriores.
  8. Frequente cursos específicos para concurseiros.
  9. Escolha com atenção o material de estudos.
  10. Tenha disciplina.

Fonte das dicas: Revista Exame

 

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais