Conecte-se a nós

Entretenimento

“Conceição” é a atração de hoje no Teatro Marajoara

Published

em

Lages, 17/06/2010, Correio Lageano

 


O Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta, hoje, o espetáculo “Conceição”, como parte da programação do Palco Giratório. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Marajoara, em Lages, a partir das 20 horas. A entrada é franca e a censura 16 anos.


Para compor o espetáculo, o Grupo Experimental Conceição mergulhou nas crenças e no comportamento do seu povo na tentativa de entender a intersecção entre o sonoro, o gestual, os sentimentos, o visual e o simbolismo presentes na festa do Morro da Conceição na cidade do Recife.


O espetáculo é resultado de um processo profundo de pesquisa sobre a festa do Morro da Conceição que trouxe à tona a intrigante questão: o que move as pessoas que participam daquela celebração? Um questionamento matriz que se multiplica em várias outras perguntas. “No que vês, no que tocas, no que sentes? Naquilo em que acreditas, talvez? O que é o seu chão? O que é a sua fé?”


São imagens fortes, chocantes, pessoas que “nadam o morro” caminham de costas, joelhos que se arrastam pelas ladeiras até sangrar.


Porém a dramaturgia de Conceição surge mais do sentimento e das sensações que movem estas pessoas e ressoam nos seus corpos do que em qualquer imagem icônica que caracterize a famosa festa recifense.

 


Festa da conceição


No Recife, o culto consagrado à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do morro de Casa Amarela, é uma das maiores festas religiosas e tradicionais, que acontece em quase todos os estados brasileiros.


A festa no morro teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904.

 

Foto: Divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: