Conecte-se a nós

Negócios

Comércio lageano otimista com as vendas para o Natal

Published

on

Expectativa de crescimento de até 18% nas vendas no setor de vestuário - Foto: Patrícia Vieira

Os empresários de Lages estão otimistas, já que se aproxima a data de melhores vendas do ano para o comércio: o Natal. Em Santa Catarina, a previsão dos lojistas é que este Natal seja de compras reforçadas. A sensação positiva é compartilhada por 59,2% dos consultados em levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC).

A expectativa do diretor executivo da Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Jonathan Roberto da Silva, é de um acréscimo entre 4% a 5 % nas vendas em relação ao ano anterior, porém, os lojistas acreditam em um aumento de até 18% , principalmente no setor de vestuário.

Mesmo que ainda tímido em alguns setores, o aumento de movimento dos consumidores nas lojas pôde ser percebido desde quando começou o Natal Felicidade. Em uma loja de confecções e calçados, no Centro de Lages, a circulação de pessoas cresceu neste mês, em relação ao mesmo período do ano passado.

O gerente da loja Via Brasil, Vilamir Barcaroli, conta que os consumidores têm várias preferências e que não têm definida uma faixa de preço específico para as compras no local. “Como trabalhamos com a linha de confecções e calçados, os clientes têm a opção de comprar o look completo.” afirma o gerente. Ele acrescenta que as pessoas estão comprando os presentes antecipadamente, e optando pelo pagamento à vista ou parcelando em poucas vezes no cartão de crédito.

Assim como grande parte dos comerciantes, a empresária Nelci de Oliveira, também está otimista. A proprietária da loja Estação Criança explica que as compras ainda não aumentaram em relação aos outros meses, e que, neste ano, a movimentação deve começar mais tarde que nos anos anteriores. Para ela, a expectativa é que neste ano as vendas atinjam de 10% a 15 % de crescimento em relação ao Natal passado. “Ainda está calmo. Os clientes estão fazendo pesquisas de valores. Acredito que teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos, e o 13º salário será uma renda extra para impulsionar as vendas.” diz a empresária.

Consumidor está mais cauteloso

Mesmo com a aposta dos comerciantes, com a leve melhorada na economia brasileira, os consumidores lageanos estão mais cautelosos na hora de escolher os presentes. Eles pretendem comprar menos e gastar pouco para não comprometer o orçamento. Adriano Reis conta que devido à “crise”, este ano, a família mudou os critérios para presentear. Segundo ele, a opção é só pelo presente do tradicional o amigo-secreto (ou oculto) que, inclusive, reduziu o valor em relação ao ano passado. “Fazemos dois amigos-secretos em família. Este ano, o valor estipulado foi de 30, enquanto que o ano passado era de R$ 50. A meta é economizar,” diz Adriano Reis.

>AMIGO-SECRETO_ A alternativa é viável e financeiramente acessível para presentear no Natal. De acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 44% dos consumidores pretendem participar desse tipo de brincadeira, sendo que 18% participarão porque gostam e outros 18% por considerar uma boa maneira de presentear alguém gastando menos dinheiro. Entre os que têm intenção de participar, 48% pretendem ir apenas em um amigo-secreto e 40%, de dois eventos, sendo a média geral de quase duas participações.

Pesquisa de intenção de compras Natal 2017 da Fecomercio SC

Setores

Lages

Santa Catarina

Vestuário

56,2%

47,2%

Brinquedos

23,5%

23,6%

Calçados

6,9%

6,9%

Eletrônicos

1,4%

4,5%

Perfumaria/Cosméticos

1,8%

3,2%

Móveis/Utilidades domésticas

0,9%

1,9%

Cama, mesa e banho

2,3%

1,4%

Óticas/joias/ relógios

0,0%

1,0%

Informática

1,4%

0,9%

Carro/moto

0,5%

0,1%

Outro

0,0%

6,9%

Não Sabe/Não Respondeu

4,1%

1,4%

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©