Conecte-se a nós

Entretenimento

Começam concertos sociais do Música na Serra

Published

em

Idosos acompanham apresentação - Fotos: Camila Paes

Com o término da última música apresentada pelos bolsistas do 6º Festival Internacional Música na Serra, o engenheiro mecânico aposentado, Flavio Antônio Zioni, 74, logo pediu bis. Por sorte, os músicos resolveram tocar o tango “Por Una Cabeza” novamente e o deixaram ainda mais emocionado, já que o estilo é um dos seus favoritos e quando mais novo, gostava de sair para dançar.

Com os olhos marejados de emoção por causa da apresentação, Flavio revela que esta terça-feira era seu segundo dia no Asilo Vicentino. Natural de São Paulo, veio parar em Santa Catarina para ficar mais perto do filho que mora em Lages e do neto de 16 anos, que mora em Sombrio, onde faz faculdade.

Engenheiro mecânico aposentado, ele chegou a trabalhar na China. Sobre suas paixões, ele ressalta que são música, carros antigos e mulheres bonitas. Além de gostar de dançar tango, ele dorme ao som de música clássica, por isso a apresentação dos bolsistas o emocionou tanto.

Não foi só seu Flavio que gostou da apresentação. Enquanto o som dos violinos, viola, violoncelo ecoavam pelo salão do asilo, muitos dos moradores batiam palmas, e, movimentavam os pés, sentados em suas cadeiras.

Alguns não queriam assistir a apresentação, mas quando começou, gostaram do que viam e ouviam, e, relembraram da apresentação do ano passado. No final, queriam mais e voltaram sorridentes para sua rotina.

A assistente social do Asilo, Rochele Ceolin Gewehr, explica que eventos como este são importantes para manter os idosos inseridos na sociedade. Além disso, a instituição sempre procura levar os moradores para passear, mas é ainda melhor quando o evento vêm até eles, devido às dificuldades de locomoção de alguns deles. Atualmente, há 83 idosos, que variam dos 60 aos 109 anos.

Além das apresentações gratuitas durante a noite no Teatro Marajoara, o 6º Festival Internacional Música na Serra realiza apresentações em várias instituições públicas de Lages. Entre as masterclasses, os bolsistas se revezam para passar pela Irmandade Nossa Senhora das Graças, Convento Franciscano, Asilo Menino Deus, Maternidade Tereza Ramos e Hospital Infantil Seara do Bem.

Grupo de Curitiba apresentará ballet Carmen

Seis bailarinos e a diretora e coreógrafa Lia Comandulli vieram de Curitiba e sobem ao palco do Teatro Marajoara na sexta-feira, para uma apresentação de uma suíte reduzida do ballet Carmen de Bizet.

Como explicou a coreógrafa, Carmen foi composta originalmente como uma ópera pelo francês Georges Bizet em 1875, baseada no conto do escritor também francês, Prosper Mérimée. Em suas adaptações, pode ser apresentada como dança flamenca e como será apresentada em Lages, em ballet. Em Lages, Lia preparou uma versão reduzida da coreografia.

Se preparando para a apresentação de sexta-feira, o grupo passa grande parte dos dias ensaiando no palco do Marajoara. No quarto de Lia no hotel Map, os figurinos dos personagens ficam pendurados em araras, esperando o dia da grande estreia.

Para Lia, que atua há 35 anos na área da dança e também é bailarina, atriz, coreógrafa, diretora de produção e diretora de espetáculo, eventos como o Música na Serra, tornam as pessoas mais conscientes e faz com que olhem a vida com mais esperança. “A arte tem que se unir para enriquecer as apresentações e o público se sentir mais completo”, completa.

Além do espetáculo dos profissionais de Curitiba, haverá apresentação do ballet infantil junto com a orquestra, na noite de amanhã.

Bailarinos ensaiam apresentação

Programação

Quarta-feira (18)

Fernando Ávila & Quinteto Versatilis

Acordeon – Quinteto de Cordas

Quinta-feira (19)

Orquestra Acadêmica​

Ballet Infantil & Orquestra

Classe de Canto

​Sexta-feira (20)

Coro infanto-Juvenil

Coro Música na Serra

Ballet ” CARMEN” de Bizet – Suíte versão reduzida

​Sábado (21)

Concerto de Encerramento

Orquestra Sinfônica

Solista: Lyndon Taylor

Coro Música na Serra

Regência: Jean Reis

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: