Conecte-se a nós

Notícias

Começa preparação para a demolição

Published

on

Empresa que executará a obra ainda não foi licitada. - Foto: Bega Godóy

A transferência de três dos seis comerciantes que exploram a Praça João Costa foi a primeira ação da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente antes de se iniciar a demolição do prédio que abrigava o Colégio Aristiliano Ramos, no Centro de Lages. Eles continuam na praça e vão ficar por lá até que o espaço seja revitalizado.

No novo projeto de revitalização existe uma área destinada para o comércio, mas ainda não está definido quantos pontos serão disponibilizados. Serão pontos construídos para cada ambiente ou setor com instalação de estruturas específicas, a ocupação deverá atender aos critérios legais. que serão conhecidos ao longo da construção. O realocamento dos comerciantes foi necessário para a colocação dos tapumes no entorno do antigo colégio, visando à proteção de pedestres e clientes.

As Palmeiras que ficam em frente ao antigo educandário também serão retiradas, segundo explica o secretário do Meio Ambiente, Euclides Mecabô. “Muito provável que sejam replantadas em outras praças, e a estátua do ex-presidente Nereu Ramos poderá ser abrigada numa das praças com condições adquedas perto do Ginásio Jones Minosso”, informa Mecabô.

A demolição do prédio começa amanhã. Como a estrutura pertence ao Estado, a contratação da empresa que executará a demolição será feito através da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), porém, o município será parceiro no processo nas frentes de trabalho.

>>Plano de ação_ Estão definindas as medidas de segurança, como isolamento da área, fluxo de pedestres e minimização dos impactos no trânsito, que serão executadas pela Secretaria de Planejamento e Obras. A colocação de 165 metros de tapumes de isolamento será realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, que também ficará responsável pelo recolhimento e encaminhamento dos materiais que possam ser reutilizados em outras construções, através do Programa Reuso. “Sabemos de antemão que diversas partes da estrutura estão comprometidas, com um alto grau de deterioração. Mas o que for possível reutlizar, dentro das normas de segurança, vamos fazê-lo”, explica o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos.

>>reaproveitamento_ Parte do material também será utilizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, na produção de lixeiras e bancos de praças. De acordo com o secretário Euclides Mecabô, o que não for selecionado, será recolhido e processado por uma empresa que trabalha com reciclagem de dejetos da construção civil. A secretaria também avaliará a possibilidade de transferir/replantar, em outro local, as palmeiras que existem em frente ao prédio. A demolição deverá ocorrer em três etapas, iniciando-se pelo prédio da frente, restando, ainda, o bloco anexo e o ginásio.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Bombeiros socorrem vítima de acidente na BR-116

Published

on

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), na BR-116, em Correia Pinto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, se envolveram no acidente uma moto e uma Van.

O condutor da moto que não teve a identidade divulgada, sofreu politraumatismo, seu estado é considerado grave. Ele foi socorrido e encaminhado à emergência do Hospital Nossa Senhora das Prazeres, em Lages.

O motorista da Van não se feriu. O acidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã.

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Homem morre em acidente na SC-110, em Urubici

Published

on

Foto: Divulgação

O motociclista Robson José de Souza, de 33 anos, morreu ao colidir uma moto Yamaha contra uma camioneta, no quilômetro 371 da rodovia SC-110, em Urubici. O acidente aconteceu por volta das 14 horas deste domingo (20). Os bombeiros do município foram acionados, porém verificaram que a vítima já estava em óbito. O corpo foi recolhido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages e liberado aos familiares para sepultamento.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária do Posto em Bom Jardim da Serra, foi uma colisão frontal  envolvendo um moto com placas de Rio Grande do Sul e uma camioneta S-10 placas de Lages. O condutor da S10,  Renato Antunes, de 37 anos, não sofreu ferimentos.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

A um mês do inverno, Serra registra manhã fria

Published

on

O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos- Foto: Márcia Correa Ghizoni/Divulgação

A segunda-feira começou bem mais gelada na Serra Catarinense. A um mês da passagem do outono para o inverno, a cidade de Urubici, registrou 0,06°C, e Urupema 0,08°C segundo dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). É a temperatura mais baixa do ano. O termômetro na cidade de Urubici registrou 2 °C negativos por volta das 6h30 mim da manhã de desta segunda (foto).  

O dia será de sol com  temperaturas ficam amenas  em todas as regiões do Estado.Para terça e quarta, as temperaturas mínimas entre a madrugada e o amanhecer devem ser negativa nas áreas altas do Estado, com geada ampla do Oeste a Serra Catarinense, e de forma mais fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí.

Na terça-feira (15), o Climaterra já havia adiantado ao CL a previsão de que as temperaturas caíssem na região. Isso porque uma massa de ar frio chegou ao Sul do País no fim de semana. Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, essa condição pode permanecer até esta terça-feira (21), quando as temperaturas devem voltar a subir conforme a massa de ar frio for se afastando da região.

A quinta-feira será de com algumas nuvens em Santa Catarina.  Permanece a condição para formação de geada nas áreas altas do Estado. Os próximos dias serão de Sol com variação de nuvens e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em Santa Catarina, na maior parte dos dias. Temperatura em elevação, sem frio significativo no período até o momento, informa Epagri/Ciram.

Urupema

Em Urupema, a menor temperatura deste domingo foi registrada pela Epagri/Ciram foi de 0ºC no Morro das Torres, na cidade de Urupema. A sensação térmica foi entre 15ºC a 18 ºC negativos. Em Urubici os termômetros chegaram aos 1,5ºC, e em São Joaquim, 1,6ºC.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©