Conecte-se a nós

Notícias

CNH Digital começa a valer a partir de fevereiro em todo país

Published

em

Somente CNH com QR Code poderá ser digitalizada - Foto: Reprodução

Um mês antes do previsto pelo Detran, a Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e) foi lançada esta semana, em Porto Velho, Rondônia. A ideia é que até fevereiro deste ano, o documento seja liberado para todos os estados do país. Para ter acesso, é preciso baixar, de forma gratuita, pelo Google Play (para celulares Android) ou pelo Apple Store (em celulares da Apple), o aplicativo CNH Digital

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirma que os motoristas poderão se identificar através do aplicativo em todo território nacional em blitze. “Hoje é muito mais fácil esquecer a carteira do que o celular em casa”, afirmou o ministro. Será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazê-la pelo smartphone, se tiver certificação digital, ou pelo Detran de cada Estado.
O documento terá os dados que já constam na carteira impressa, como foto do usuário, números de documentos e demais dados. Se caso não houver sinal de internet no momento da abordagem, não haverá problema. É necessária a conexão com a internet somente no primeiro acesso, depois, a CNH estará disponível off-line.

Caso a pessoa perder ou tiver o celular furtado ou roubado, ela pode bloquear o documento pelo certificado digital, por meio do bloqueio remoto no Portal de Serviços do Denatran. Caso não tenha o certificado, terá que ir até alguma unidade do Detran.

Sobre a segurança da digitalização, o Detran afirma que há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. A autenticidade da CNH digital é comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor (Detrans) ou com leitura de QRCode.

 

Passo a passo

>>É preciso ter a CNH impressa no formato atual, contendo o QR Code
>>Quando a CNH digital estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran
>>Ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo de forma online)
>>Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android)
>>Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
>>Criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: