Conecte-se a nós

Eleições

#CLentrevista a jornalista e colunista Olivete Salmória

Published

em

A partir desta semana até o dia das eleições, em outubro, a jornalista e colunista de política do Correio Lageano fará comentários sobre o cenário político, toda sexta-feira, às 17 horas, no canal do Youtube do CL. O comentário desta semana já está disponível no canal (ver QR).

Correio Lageano: Como jornalista e colunista, você acompanha as eleições há bastante tempo. Quais os desafios da cobertura no período eleitoral?

Olivete Salmória: Primeiro é a legislação que limita muito a atuação do jornal. Em segundo lugar, as notícias falsas. Temos de ter muito cuidado em relação a isso. Não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e precisamos confiar em algumas fontes.

Como se prevenir das notícias falsas, as chamadas Fake News, não somente os jornalistas, mas também os leitores?

É importante saber de onde vem a informação. A fonte é muito importante. No Whatsapp, por exemplo, no grupo de amigos, são postadas coisas que vêm de todos os lugares. Você não pode confiar que aquilo seja verdadeiro. O ideal é ir em portais de confiança, principalmente, dos jornais, dos colunistas que você confia, para checar se essa informação é verdadeira ou não.

Antigamente, as eleições tinham apenas a TV, os jornais impressos e as rádios para divulgar as notícias, isso vem mudando há alguns anos, mais especificamente, neste ano, com as redes sociais e outros recursos digitais. Como fica a divulgação e a cobertura de eleições com esses novos recursos?

Realmente, as coisas mudam ao longo do tempo, novas legislações, novos equipamentos e novas plataformas. Eu discuto, por exemplo, a importância do programa eleitoral gratuito. Os partidos investem muito dinheiro para propaganda de rádio e TV, é o que mais consome recursos. Será que têm validade e importância no processo? Hoje, com a internet, tem  o Youtube e outras plataformas que podemos apelar para não assistir aos programas de TV. Há candidatos que já estão trabalhando na Internet, com todas as plataformas disponíveis. Vamos viver essa eleição de forma diferente.

Você vai fazer comentários semanalmente no canal do Youtube do Correio Lageano, sobre o que vai falar?

Vou tentar colocar a minha visão a respeito das eleições e como está o desempenho dos candidatos e tudo o que se refere à campanha eleitoral na Serra, que implica, logicamente, nas campanhas estadual e nacional.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: