Conecte-se a nós

Notícias

Ciclistas continuam pedalando nos calçadões do Centro de Lages

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

É comum ver as pessoas andando de bicicleta, porém, só não é correto o ciclistas pedalar pelas calçadas. O que acontece, principalmente, nos calçadões Túlio Fiúza e João Costa, no Centro de Lages. Há placas de sinalização indicando que essa prática não é permitida. Ainda assim, muita gente descumpre a regra.

O diretor de trânsito de Lages, Rogério Juary, explica que o órgão não consegue fazer uma fiscalização constante. Porém, sempre que possível, os ciclistas são orientados para que andem empurrando o veículo quando estiverem em cima das calçadas.

O aposentado João Ribeiro dos Santos, de 65 anos, atravessa o calçadão empurrando sua “bike”. Para ele, é uma forma de respeitar e ser respeitado, além de evitar acidentes.

De acordo com o artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro, o ciclista desmontado e empurrando sua bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. Porém, a legislação ainda guarda ressalvas, permitindo a circulação nos passeios, em casos especiais, desde que autorizado e devidamente sinalizado pelos órgãos ou entidades. Essa questão é relatada no artigo 59 do código.

Alguns comerciantes contam que é comum sair de um estabelecimento e, do nada, quase se “chocar” com os ciclistas, que muitas vezes andam em velocidade, principalmente nos horários das 12h e 18h.

Patricia Lenzi disse se preocupa com a segurança dos pedestres. É perigoso provocar um acidente. Como o caso que ocorreu na última quarta-feira, quando uma criança de aproximadamente quatro anos foi atropelada por um ciclista. Por sorte, não foi grave. “A criança estava em um carrinho de pedal, o que deve tê-la protegido de um impacto maior.”

Quanto às placas de sinalização, os comerciantes acreditam que poderia ficar em um local mais visível para a população. O diretor de trânsito afirmou que vai verificar a situação com o objetivo de melhorar a visibilidade.

Juary orienta ainda que os ciclistas, além de respeitarem as calçadas, devem circular sempre obedecendo o sentido da via, com preferência sobre os veículos automotores para evitar acidentes.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: