Conecte-se a nós

Notícias

Chuva ainda não deve dar trégua durante a semana

Published

on

Foto: Vinicius Prado

O tempo chuvoso até parecia que daria uma trégua, mas já no domingo (21) novas pancadas de chuvas voltaram a cair em todo o Estado, registrando uma média de 50 milímetros durante todo o dia e o início desta segunda-feira.

O sábado de sol empolgou as pessoas a saírem de casa. No Centro, lageanos aproveitaram o clima quente para irem as compras e também passear. Um dia que registrou máxima de 25°C. O calor não propiciou chuvas, que chegaram somente no domingo à tarde, de forma isolada.

Em toda Santa Catarina, tem chovido incessantemente, desde o início do ano. As chuvas já causaram estragos em diversos municípios, principalmente no litoral. Em Lages, a precipitação é irregular, com pancadas isoladas a partir da tarde, que se estendem até o início da noite.

Para esta semana não deve ser diferente. De acordo com a Estação Meteorológica Climaterra, uma instabilidade associada a baixa pressão, entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, passa por SC durante a tarde e à noite.

Além do ar quente, o céu alterna entre nublado e intervalos de sol com algumas nuvens em vários pontos, principalmente pela manhã. A chuva com trovoada isolada começam no decorrer da tarde e se estendem até a noite.

Enquanto isso, o lageano vai se acostumando e não deixa de aproveitar o tempo de descanso, mesmo com o dia fechado. No Parque Jonas Ramos, o Tanque, foi um fim de semana com grande movimento, apesar da chuva.

Comentários
Compartilhe

Notícias

Semana seca, fria e com temperaturas negativas para a Serra Catarinense

Published

on

Foto: Márcia Corrêa Ghizoni/Divulgação

As madrugadas devem ser de frio nos municípios da Serra Catarinense. A um mês da passagem do outono para o inverno, a previsão indica temperatura negativa ao amanhecer desta terça-feira, segundo dados da Epagri/Ciram. Segunda-feira (21), a cidade de Bom Jardim da Serra registrou -0,6°C e Urubici 0°C; e no Morro das Torres em Urupema 0,06°C. Porém, um termômetro instalado no Centro de Urubici marcou -2°C, por volta das 6h30.  Lages marcou 3,2°C.

Para os próximos dias, a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e à noite; e frio ameno à tarde. Nesta terça-feira (22), as mínimas entre a madrugada e o amanhecer ficam entre -5°C e -2°C nas áreas altas do Estado. Geada ampla do Oeste à Serra Catarinense, e de forma mais fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí. As máximas entre 16°C/20°C na maior parte de Santa Catarina, e 12°C e 15°C° nos municípios da Serra. O dia será ensolarado, com baixa umidade do ar, e nevoeiros isolados ao amanhecer.

“Poderá ocorrer formação de gelo em alguns trechos de rodovias do topo da Serra (geada no asfalto), na madrugada/começo da manhã, respeite a sinalização destes locais,” alerta o agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho. Sexta-feira (25) será de sol e algumas nuvens em Santa Catarina, com nevoeiros isolados ao amanhecer. Temperatura em elevação, devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Na Serra Catarinense ainda há condição para formação de geada nas áreas altas.

 

Tendência

Sol com variação de nuvens, baixa umidade relativa do ar (tempo seco) e temperatura em elevação em Santa Catarina, na maior parte dos dias. Nos dias 2 e 3 de junho, uma nova frente fria deve trazer chuva para o Estado, e logo após, declínio acentuado de temperatura com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar.

 

As mínimas na madrugada de ontem na Serra

-1,3°C Fraiburgo*

-0,6°C Bom Jardim da Serra

0°C Urubici

0,6°C Morro das Torres

0,7°C Rio Rufino*

1,1°C São Joaquim

1,1°C Bom Retiro*

1,3°C Campo Belo do Sul

3,2°C Lages

3,2°C Otacílio Costa

 

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Pesquisadores internacionais fazem intercâmbio em Lages

Published

on

Foto: Suzane Faita

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) tem como meta melhorar, até 2020, a nota do mestrado em Educação. Atualmente, a nota é 3, e o objetivo é chegar a 5. Apenas duas universidades no Brasil possuem nota máxima nesse modelo de programa, que é 7. Uma delas é a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de onde vieram os três palestrantes do 3º Seminário de Cooperação Internacional: Experiências Educacionais, realizado ontem, em Lages.  

Os pesquisadores, Julio Velho, de Moçambique; Jennifer Cruz Marulanda, com nacionalidades colombiana e estadunidense; e Tyler James Olsen, dos Estados Unidos, falaram sobre as diferenças e semelhanças no ensino do Brasil e de seus países. Entre suas críticas está a forma como a educação acontece, com avaliações que visam apenas à nota e não à formação integral do estudante.

“A educação não é para avaliar as habilidades, mas para desenvolver as habilidades que as crianças têm”, afirma Jennifer. Tyler comenta que com o foco nos testes, falta tempo ao professor para ensinar. Sobre a visita a Lages, acredita que  o mais importante é “compartilhar experiências com pessoas de outras culturas e jeitos de viver e internacionalizar conceitos”. O doutorando da Unisinos, Julio Velho, dá aulas em um curso superior na área de Língua Portuguesa, com foco em Técnicas de Expressão. O maior problema enfrentado pelos educadores do seu país é que os estudantes chegam ao ensino superior com dificuldade na escrita e na leitura.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Uniplac, Mareli Graupe, explica que a realização desses encontros faz parte das ações do planejamento estratégico que visa melhorar a nota do mestrado em educação. Ano passado, foram realizados dois eventos e, neste ano, está marcado para o segundo semestre, o 4º Seminário Cooperação Internacional, no durante o 2º Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para Educação na América Latina: Formação de Formadores (Edupala).

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo

Notícias

Grave acidente na BR 116, em Lages

Published

on

Por

Foto: Divulgação

Um acidente no acesso a empresa Vossko do Brasil, na BR-116, em Lages, na noite desta segunda-feira (21), deixou uma das vítimas, ocupante de um Fiat Uno, presa as ferragens. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência. O nome das vítimas não foram divulgados.

Comentários
Compartilhe
Continue Lendo
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©