Conecte-se a nós

Negócios

Chegada de empresas aumenta necessidade de capacitação

Published

em

Banco do Emprego faz a seleção de candidatos para vagas ofertadas - Foto: Camila Paes

O anúncio, nesta semana, da chegada de duas grandes empresas em Lages, trouxe boas notícias para quem procura por novas vagas de emprego ou pretende buscar novos campos. Para isso, o Banco do Emprego e órgãos que realizam a capacitação de mão de obra, começaram a trabalhar para preparar profissionais para o preenchimento dessas vagas.

O gerente do Programa Qualifica Mais, Marcelo Lima, explica que são realizadas pesquisas sobre as necessidades de empresas com relação ao tipo de profissional que precisam e, desta forma, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Seguindo esta indicação, foram oferecidos cursos para frentistas, atendentes, cabeleireiro, esteticista, manutenção de celulares, borracheiros e gerenciamento de lar. Esses cursos foram oferecidos gratuitamente, em parceria com empresas e de acordo com necessidades a serem preenchidas em Lages.

No Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o coordenador do núcleo de relações com o mercado, Adenilson Varela, explica que é feita uma análise das necessidades do mercado e procura-se ofertar cursos que formem profissionais aptos a ocupar tais vagas.

E, quando uma nova empresa chega à cidade, é feito contato com a mesma e procura-se entender as suas necessidades. Adenilson ressalta que os cursos específicos são os mais procurados e acredita que a capacitação tem sido mais buscada pelo aumento da competitividade e da necessidade de o profissional estar qualificado para as vagas.

Banco do Emprego

A gerente de qualificação do Banco do Emprego, Graziella Santolin, explica que, com a chegada de grandes empresas ao município, o órgão faz contato com elas, para auxiliar no recrutamento, facilitando o encontro de profissionais capacitados que estão à procura de vagas. Entretanto, ela ressalta que, por mais que as respostas não sejam imediatas, as empresas costumam optar pelo Banco do Emprego para contratar os futuros profissionais.

Graziella, que com Jaqueline Alencar faz a gerência do Banco do Emprego, explica que o órgão funciona como uma agência de seleção, aberta para a comunidade e que encaminha para a escolha do profissional pela empresa.

O próprio sistema faz a análise do currículo do candidato cadastro e encontra uma vaga que esteja em acordo com suas aptidões. Essas vagas surgem após a procura das empresas, já que muitas encontram no Banco do Emprego, uma forma mais ágil de recrutar profissionais.

Anteriormente, as vagas ficavam expostas e os interessados escolhiam as opções para se cadastrar. Mas Graziella explica que isso mudou para dar mais oportunidade às pessoas que estão há mais tempo na lista de espera e, as vagas divulgadas publicamente, são as com maior dificuldade de encontrar um profissional com os requisitos exigidos.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: