Conecte-se a nós

Notícias

Ceron desabafa em coletiva de imprensa

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Em tom de desabafo e visivelmente incomodado com a situação, o prefeito Antonio Ceron, falou, em coletiva de imprensa, sobre as compras com cartões corporativos de secretários de Lages. “Um assunto que vazou na imprensa é o dos cartões corporativos. Foi matéria que teria havido por parte do superintendente da Fundação Cultural um gasto de R$ 65 em um bar, aqui do Santa Helena com cartão corporativo. Quanto a isso, quero dizer que foi gasto, com cartão corporativo, em uma viagem a trabalho, três jantares em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O nome do estabelecimento coincide com um bar daqui de Lages”, explicou.

Em relação ao cartão corporativo do secretário Claiton Bortoluzzi, onde aparecem compras de pastéis e lavação de carros, Ceron disse que “o secretário afirmou que nunca comprou lá e nunca esteve lá. Eu determinei um processo administrativo e, neste caso, será feito em 30 dias, para que a gente torne limpa e clara essa questão. O que pode ter acontecido, é a secretaria ter comprado coisas. Informalmente, o que sei é que foram feitas compras para homenagem do dia das mães”. Ceron reiterou que as pessoas da sua equipe são sérias e se não forem não fazem parte da equipe. E completou. “Se eu ver algo errado, eu sou o primeiro que vou querer tornar a coisa séria”.

O secretário de Administração e Finanças, Antonio Arruda, explicou que há dois tipos de gastos em nome dos secretários: o cartão corporativo e o suprimento de fundos. No portal transparência constavam informações de compras na pastelaria Frogs e Lavação de um carro.

Com o processo administrativo solicitado pelo prefeito, será constatado se a compra foi feita dentro da legalidade. O que pode ter acontecido, é que a compra tenha sido feita com o suprimento de fundos, que também fica em nome do secretário.

Claiton Bortoluzzi

O secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi pediu para falar. “Uma secretária fez um evento em homenagem às mães, com as mães da secretaria e as contribuintes que vão à Secretaria. Acho importante valorizar a servidora. Mas não foi gasto com o secretário, eu não comprei pra mim”.

Ele mostrou a nota da compra e as fotos do dia da homenagem. Sobre o lavação do carro, Claiton mostrou a foto do carro e o documento do veículo em nome da prefeitura, negando que não lavou o carro particular, mas, sim o da prefeitura.

Gilberto Ronconi

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, pediu desculpas sobre o ocorrido com um vereador da cidade e pediu para que as pessoas tenham respeito pela cidade e que valorizem os trabalhos que a prefeitura tem feito, assim, Giba citou os trabalhos que a Fundação Cultural tem feito nos bairros.

A auditoria com as notas fiscais deve ser apresentada em 30 dias, mas, mesmo assim, o secretário de Finanças explicou que qualquer cidadão pode solicitar as notas fiscais com as compras dos secretários, vice-prefeito e prefeito.

Facilidade para abrir empresa

Para facilitar a abertura de empresas, Antonio Ceron assinou o decreto 17.314. O documento prevê que quem precisar de um alvará sanitário não necessitará, em alguns casos, do alvará do Corpo de Bombeiros, bastará apresentar o protocolo de requerimento.

O decreto que foi readequado foi o 13.330, da Vigilância Sanitária, que dispõe sobre a autorização por parte do Corpo de Bombeiros para a expedição do alvará. “O Corpo de Bombeiros continuará fazendo o seu trabalho, mas a partir de agora será muito mais rápido, com o pagamento das taxas e o protocolo. Isso vai agilizar os documentos para quem precisa abrir seu negócio”, afirma a secretária da Saúde, Odila Waldrich.

Outro ponto alterado foi quanto ao acesso à residência em estabelecimentos comerciais, que foi liberado, exceto em salões de beleza devido ao uso de muitos produtos químicos que podem representar perigo.

Filas foram zeradas

A secretária de Saúde, Odila Waldrich, destacou que a cidade está com duas filas zeradas, a de mamografia e catarata. Os novos agendamentos e atendimentos, para mamografia, demoram em torno de quatro dias.

Desde 2012, 80 pessoas aguardavam na fila para cirurgia de pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho). Em três mutirões, a Secretaria conseguiu zerar a espera. O prefeito Antonio Ceron relembrou da convocação da semana passada, onde autorizou o chamamento de 15 médicos que participaram do processo seletivo e concurso público.

Educação

Ainda em concurso público, 22 vagas para professores efetivos serão preenchidas na rede municipal de ensino a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

Revitalização

A Ordem de Serviço para revitalização do Centro de Lages deve ser assinada no sábado posterior às eleições, para que assim, a empresa Terra Engenharia possa dar início às obras. Porém, Ceron salienta que a empreiteira pode fazer a contratação da equipe e já montar o canteiro de obras.

Trânsito

No dia 10 de novembro os motoristas devem ter atenção redobrada nas ruas Frei Gabriel, Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa. Estas ruas serão transformadas em binários.

Dia do servidor público

A sexta-feira (26) será ponto facultativo em Lages. Mesmo assim, as aulas acontecem normalmente, já que as professoras folgaram no dia 15 de outubro.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: