Conecte-se a nós

Marketing de Conteúdo

Centro de Mama Le Santé traz inovação e precisão

Published

em

Mastologistas Dra. Fabiola Morosini e Dr. Fernando Vequi Martins - Fotos: Suzani Rovaris

A Serra Catarinense e o Meio Oeste avançam mais uma vez no combate ao câncer de mama. Inaugura nesta quarta-feira (21), o Centro de Mama, em Lages, uma estrutura completa para oferecer o diagnóstico precoce e o tratamento deste que é o segundo câncer mais frequente no Brasil. Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

O Centro de Mama disponibiliza, em um único local, consultas com mastologistas, prevenção e diagnósticos por meio de exames de alta resolutividade, entre eles, um procedimento que é novidade na região, a biópsia de mama guiada por mamografia, chamada de estereotaxia. Isso significa mais agilidade, praticidade e precisão. Com isso, as pacientes não precisarão mais viajar longas horas para realizar o procedimento.

Por trás desta inovação está a clínica Le Santé, referência em oncologia na região. Segundo o diretor e médico Hematologista e Oncohematologista, Dr. Charles Alain Córdova Pinto, em um mesmo local será possível realizar a consulta médica com os mastologistas, os exames e, se necessário, a biópsia. Todos os processos de forma rápida e precisa, sem a angústia da espera.

A equipe responsável pelos atendimentos no centro são os médicos mastologistas Dr. Fernando Vequi Martins e Dra. Fabiola Morosini. Médicos e também especialistas em exames de imagem mamária, como ultrassonografia e mamografia.

Segundo a mastologista Dra. Fabiola, o espaço conta com equipamentos de alta tecnologia como ultrassonografia de última geração, que vai permitir a realização do exame de mama e de outras estruturas (como o transvaginal e pélvico), e a mamografia digital com estereotaxia, contribuindo para detalhar o diagnóstico das imagens e completando a avaliação da saúde da mulher.

A estereotaxia

Conforme explica o mastologista Dr. Fernando, existem duas maneiras de oferecer a biópsia de mama. “Elas precisam ser guiadas por algum método de exame. Já existe, em Lages, a biópsia de mama guiada pela ultrassonografia. E agora terá a biópsia guiada pela mamografia”, ele explica.

“Geralmente todo câncer começa a desenvolver e ser visto por uma alteração chamada de microcalcificações. Elas não são palpáveis e não aparecem no ultrassom, somente na mamografia. Se a paciente tem esta alteração identificada na mamografia e ela é suspeita para gerar um câncer de mama, é necessário fazer a biópsia e ter como guia a mamografia. Este é um exame muito específico e com ele o paciente tem a chance de fazer um tratamento precoce e menos agressivo”, completa o médico.

Por isso a importância da prevenção e da realização da mamografia, deste modo, é possível detectar precocemente as alterações. “O Centro de Mama Le Santé tem a missão de ser referência em tratamento de pacientes oncológicos no Estado. Vamos oferecer flexibilidade e agilizar o atendimento. Em uma única visita será possível ter a resolutividade da consulta e, se necessário, complementar com exames e biópsias. Tudo no mesmo dia”, conclui.

Diretor da clínica, Dr. Charles Alain Córdova Pinto

Sul possui o maior número de casos de câncer

O número populacional pode ser um dos responsáveis por justificar o alto número de casos de câncer no Sul do Brasil. Santa Catarina é o último entre os três estados.

Segundo a mastologista Dra. Fabiola, existe uma estimativa de 74 casos para 100 mil habitantes em Santa Catarina. Os maus hábitos de vida – alimentação e sedentarismo também contribuem para estes números. Por outro lado, o Sul tem uma cultura mais preventiva. Descobre-se mais porque se fazem mais exames de mama.

Carinho e dedicação

A Le Santé tem o compromisso com o seu paciente, sabe que por trás de cada pessoa existe a angústia de descobrir um possível câncer ou, na possibilidade de ter, a apreensão de enfrentar uma fase tão difícil. “Nosso paciente é um ser único e incomparável, criamos uma relação muito forte e oferecemos o nosso carinho e acolhimento”, fala o médico Dr. Fernando. O propósito do Centro de Mama Le Santé é trazer agilidade e precisão no diagnóstico das pacientes.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: