Conecte-se a nós

Notícias

Celular ajuda no aprendizado, em sala de aula

Published

em

Estudantes aproveitam o celular para fazer pesquisas - Foto: Susana Küster

O uso do celular em sala de aula pelos estudantes é comum e, muitas vezes, tira a atenção sobre o que o professor está explicando. As redes sociais e a internet parecem ser mais atrativas para os estudantes do que o currículo escolar.

Como forma de combater isso, em Goiás, um projeto de lei tramita para que o uso de celular em sala de aula seja permitido, mas com o objetivo de agregar conhecimento.

O projeto é de autoria do deputado estadual Jean Carlo (PSD), que afirma que a ideia é discutir o assunto, para que a ferramenta não seja ignorada no processo educacional. “A gente está em pleno século 21, mas quando o aluno entra na sala de aula, volta 200 anos atrás.”

Em Lages, na escola Flordoardo Cabral, a realidade de usar o celular para fomentar o aprendizado já existe. A coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral (Emit), Luciana Xavier, explica que o projeto exige o uso do celular para fins pedagógicos.

“O jovem, aos poucos, está sendo preparado para isso, porque hoje eles querem canalizar a atenção para as redes sociais. Os professores deixam só para o ensino e ficam de olho”.Nas aulas que não integram o Emit também é permitido que os alunos usem o celular para pesquisar, filmar, fotografar ou usar algum aplicativo com fim pedagógico.

Para os alunos, usar o celular na escola para aprender é uma ótima ideia. Ana Lucia Haas, 15 anos, diz que o projeto é diferente de outros, pois os alunos respeitam o uso correto do celular e prestam atenção nas aulas. “Aprendemos conteúdos diferentes, nos preparamos para o Enem e não só para tirar boas notas.”

Seu colega, Pablo Misael Prado de Oliveira, 16 anos, considera o Emit inovador, pois faz com que os estudantes trabalhem em grupo. Além disso, sobre o uso do celular, ele frisa que através da internet é possível encontrar detalhes dos assuntos que não se acham nos livros. “Estou aprendendo mais dessa forma e os professores dão mais atenção para as dúvidas, pois temos dois a três professores na sala.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: