Conecte-se a nós

Notícias

Cavalgada da Nevasca reúne milhares de pessoas

Published

em

Foto: Portal On Jack - Jornal Folha do On Jack - TV WEB On Jack

Milhares de pessoas participaram da 11ª edição da “Cavalgada da Rádio Nevasca FM”, em São Joaquim, na Serra Catarinense, no último fim de semana. O evento, que evidenciou o tradicionalismo regional e as potencialidades locais, atraiu participantes não apenas da Serra, mas de outras cidades catarinenses e até a de outros estados.

O passeio começou por volta das 9 horas, no Parque Nacional da Maçã, no Centro da cidade, de onde partiu uma multidão pelas ruas. Durante o trajeto, os cavaleiros passaram por pomares de maçã, dentre outros pontos. Foram cerca de 20 quilômetros. A chegada ocorreu por volta das 14 horas.

A cavalgada, este ano, inovou e incluiu no seu roteiro, pela primeira vez, a passagem pelo Vale do Vinhedos, com o objetivo de ajudar a dar visibilidade à produção de vinhos do município. Os cavaleiros passaram em frente a diversas vinícolas.

Convém ressaltar que São Joaquim se destaca na produção de vinhos de altitude. Ao lado da maçã, este setor ajuda o incrementar o Produto Interno Bruto (PIB) local. Atualmente, são cerca de 15 empreendimentos no ramo, instalados pela região joaquinense.

O advogado Cristiano Souza da Rosa foi um dos participantes da cavalgada. Para ele, o “evento foi uma dos maiores da história. Além de participantes regionais, o passeio atraiu pessoas até dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Ajudou a incrementar o turismo de São Joaquim”.

 

Programação diversificada

Este ano, além do passeio a cavalo, a “Cavalgada da Nevasca” contou com vários atrativos. Foram quatro dias de evento. A programação teve início na quinta-feira (26). Na sexta (27), um dos destaque foi o 3º leilão de cavalos da raça crioula. Na ocasião, foram comercializados 19 lotes (animais), sendo 14 fêmeas e oito machos, com um faturamento de cerca de R$ 300 mil, ajudando a incrementar ainda mais a economia.

E no sábado, além do passeio a cavalo, aconteceram outras atrações artísticas e culturais. A programação teve sequência no domingo, com destaque para o torneio de laço e atrações musicais de Timbre Serrano, Martinez e Diana, Giovana e Sofia, Moda Boa, Lucas e Leandro, Mayk e Rey.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Tradição passada de pai para filho

O torneio de laço foi um dos pontos altos da “Cavalgada da Nevasca”. As disputas envolveram crianças, jovens e adultos, disputando laço prenda, dupla e equipe, valendo premiação em dinheiro, e reuniram tradicionalistas de várias idades.

Márcio Cechinel, de 36 anos, faz parte do CTG Minuano Catarinense e participou da competição com seus dois filhos e a esposa, Rosilene Vieira Andrade Cechinel, 34. A família mora em São Joaquim e todos são laçadores.

Ele lembrou que o tiro de laço é uma tradição que vem de geração em sua família. Os filhos dele, Igor de Andrade Cechinel, 10, e Bruna de Andrade Cechinel, 13 laçam desde pequenos – ela desde os 8 e ele desde os 7 anos. Começaram na vaca parada, mas hoje já laçam vaca correndo. “Sempre participamos de torneios juntos. Nosso objetivo é valorizar a cultura e incentivar nossos filhos a fazer o mesmo”, destacou Márcio.

O torneio de laço da “Cavalgada da Nevasca” reuniu participantes de todas as idades. Além mostrarem habilidade e destreza no lombo dos animais, os laçadores tiveram de encarar muita lama na cancha de laço do parque. Só o duelo de sexta reuniu 350 duplas, segundo o organizador Cristiano Souza de Rosa. “É uma alegria estar promovendo este evento”, disse.

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: