Conecte-se a nós

Turismo

Campistas de todo o país se reúnem em Urupema

Published

em

Mais de 80 motorhomes já estão no Parque de Exposições CTG Nordeste Urupemense - Foto: Divulgação

Mais de 80 motorhomes e 200 pessoas estão em Urupema, na Serra Catarinense, participando da 8ª edição do VQQ dos Amigos, um encontro itinerante de campismo, que tem quatro edições por ano e acontece em várias cidades do Sul do Brasil. O objetivo é reunir amantes do campismo, levá-los para cidades com potencial turístico e apresentar as atrações naturais da região, oferecendo um olhar diferenciado para o turismo local.

O encontro começou na última sexta-feira (1) e se encerra no dia 10 de março. Os campistas estão no Parque de Exposições CTG Nordeste Urupemense e, até o encerramento, a estimativa é de que 100 motorhomes passem pelo local.

A organização do VQQ estima que, a cada quatro dias, um encontro como este movimenta entre R$ 50 mil e R$ 100 mil no comércio local. Além disso, são arrecadados alimentos que, após o encontro, são doados para a comunidade ou entidades locais. Até ontem, já haviam sido arrecadados cerca de 150 quilos de alimento não perecível.

“A intenção é apresentar [aos campistas] os municípios e a região, mas não queremos apenas conhecer os lugares e levar o que os municípios têm a nos oferecer. Nossa intenção é fazer uma troca, pois oferecemos incremento para o comércio local, através de parcerias com padarias, mercadinhos, artesanato local, produtores de doces e pessoas ligadas à culinária em geral”, comenta o organizador do VQQ dos Amigos, Luis Brasil.

Segundo ele, a preocupação é que tudo o que é oferecido para os participantes seja fruto da mão de obra e comércio locais. Por exemplo, durante os 10 dias de evento são realizadas algumas atrações especiais para os participantes, como coquetel de recepção e baile, e tudo acaba sendo contratado na região onde o encontro acontece.

Primeira vez na Serra Catarinense

O VQQ dos Amigos está em sua oitava edição e pela primeira vez foi realizado em Urupema. O encontro acontece em quatro etapas durante o ano. A primeira de 2019 foi em fevereiro, na cidade de Balneário Barra do Sul, no litoral Catarinense. Urupema é a segunda etapa. As próximas são Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul (de 4 a 7 de abril), e Praia Grande, em Santa Catarina (de 4 a 7 de setembro).

Luis Brasil mora em Palhoça e, desde 2015, realiza encontros do gênero. Com experiência no ramo. ele garante que ficou impressionado com a hospitalidade da Serra Catarinense. “Urupema é uma cidade muito simpática e acolhedora, com muitas belezas naturais. Conheci pessoas aqui da região que estão acampadas conosco e, mesmo morando aqui, não conheciam Urupema como ela deve ser mostrada. Elas se encantaram com os passeios que fizeram”, comenta Brasil.

Para realização do encontro, coube a Prefeitura de Urupema oferecer uma contrapartida: o município arcou com a infraestrutura para receber os visitantes, disponibilizando o parque de exposições e oferecendo estrutura de água e luz para os campistas. De acordo com o secretário de Turismo e Urbanismo de Urupema, Antenor Arruda Neto, o Tena, assim como outros municípios da Serra Catarinense, Urupema trabalha para criar um calendário próprio de eventos, que possa atrair turistas em outras épocas do ano, além do inverno. “Por isso, nosso objetivo é que o VQQ volte a acontecer nos próximos anos, sempre neste período de Carnaval”, afirma. Brasil garantiu que o encontro se repetirá em 2020.

VQQ é a sigla para Vai Quem Quer, um grupo que reúne campistas de barraca, motorhome, carro e treiler. O grupo não cobra taxa de inscrições, tampouco mensalidades, mas é aberto para qualquer pessoa que queira se reunir e participar dos encontros, que acontecem Brasil a fora.

Programação

Terça à quinta-feira (5 a 7 de março)

9 horas: Aula de Tai Chi Chuan, com professor Kuan

9h30: Aula de Alongamento, com professora Camila

10 horas: Saída para passeios programados*

Sexta-feira (8 de março)

9 horas: Aula de Tai Chi Chuan, com professor Kuan

9h30: Aula de Alongamento, com professora Camila

10 horas: Saída para passeios programados*

18 horas: Aula de Zumba, com professora Camila

21 horas: Baile com Raul Peres

Sábado (9 de março)

9 horas: Aula de Tai Chi Chuan, com professor Kuan

9h30: Aula de Alongamento, com professora Camila

12 horas: Churrasco do Fogo Amigo

Domingo (10 de março)

Dia Livre – Encerramento

*Passeios Programados

Roteiro 1 – Fazenda Barreiro, com saída às 10 horas e retorno às 14h30 ou 17h30 (dependendo do pacote escolhido)

Roteiro 2 – Rota das Araucárias, com saída às 10 horas e retorno às 17 horas

Roteiro 3 – Visita ao Morro das Antenas, mirante e cachoeira que congela, com saída às 16 horas

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: