Conecte-se a nós

Notícias

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 8 de junho

Published

em

Foto: Cássia Shellen/ PML/ Divulgação

A campanha de vacinação contra gripe em Santa Catarina foi prorrogada até o dia 8 de junho. Em Lages a meta é vacinar 54 mil pessoas que integram o chamado grupo prioritário: crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, profissionais de saúde, professores, detentos, funcionários do sistema prisional e portadores de comorbidades.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Barbosa, o público-alvo com menor cobertura até o momento é o de crianças, com idade entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias).

“Acreditamos que um dos motivos pode ser o fato de que muitas crianças ficam o dia inteiro na creche e os pais não tiveram como trazer. Ou também porque trabalham o dia inteiro”, pondera Juliana. Ela reforça ainda, que a segunda dose da vacinação para as crianças que foram vacinadas pela primeira vez, já está disponível desde o dia 23. A partir do dia 11, se sobrarem vacinas, serão imunizadas crianças, com idade entre cinco e nove anos, adultos de 50 a 59 anos e Policiais Civis e Militares.

Para garantir que o maior número de crianças tenham acesso a vacina da gripe, a secretaria de Saúde Odila Waldrich estabeleceu nesta segunda-feira (4 de junho), uma parceria com a Secretaria de Educação para que a imunização seja feita diretamente nos 83 Centros de Educação Infantil (Ceims) na área rural e urbana, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas de Educação Básica (Emebs) que atendam crianças dentro da faixa etária estabelecida.

Os vacinadores das Unidades de Saúde, na região onde está localizada a unidade escolar, serão responsáveis pela aplicação da vacina na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8). Por isso, além da autorização dos pais, é fundamental que a criança apresente também a carteirinha de vacinação para o registro.

O documento para autorização da vacinação da gripe nas crianças (apenas para aquelas que integram a faixa etária estabelecida) será enviado aos pais, amanhã (5 de junho). “É importante os pais assinarem, pois na quarta-feira cada diretor fará o levantamento do número de crianças que serão imunizadas para informar a Unidade de Saúde”, reforça Andrea Bortoluzzi, coordenadora da Educação Infantil do município.

Além disso, quem não se vacinou pode se dirigir a Central de Vacinação, localizada na Praça Roberto Leal, ao lado da Policlínica. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou em uma das 22 salas de vacinação que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas Unidades de Saúde do município. As gestantes também podem receber a vacina da gripe no Centro de Estudos e Assistência à Mulher (Ceasm).

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: