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Caminhoneiros permanecem no acampamento na BR-116

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Foto: Andressa Ramos

Mesmo depois da presença da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro no acampamento dos caminhoneiros no Posto Ampessan, na BR-116, em Lages, os proprietários de caminhão e motoristas se dividiram, e alguns precisaram sair. Outros permanecem no local e afirmam que vão continuar na luta para que os preços de todos os combustíveis diminuam. Quarenta por cento dos caminhões haviam deixado o posto perto das 17 horas de quarta-feira.

Em frente ao acampamento, eles se reuniram e comentaram sobre a continuação da paralisação. Os caminhoneiros descrevem que a expectativa era que a população aderisse ao movimento, porém, só uma parte manifestou apoio, o que desmotivou o grupo. “Todo o transporte depende do diesel. Para os caminhoneiros autônomos o lucro é baixíssimo, para o dono de caminhão que contrata um funcionário o retorno também é baixo. Nós transportamos as coisas e ficamos sem nada?”, diz o caminhoneiro Fabrício Rodrigues de Oliveira.

O grupo falou ainda que a mobilização no posto sempre foi pacífica, afinal é um movimento democrático. “Talvez nosso erro tenha sido lutar pelas pessoas. Desse jeito, nossa luta não tem valor”, comentou Fabrício, no sentido de que poucas pessoas se conscientizaram sobre o sentido da paralisação.

Se o motorista autônomo também ganha pouco, o motorista comissionado depende do seu desempenho na estrada. Em média, um funcionário recebe 12% referente ao transporte de cada carga, e em algumas empresas há chance de receber auxílio para almoço. Além disso, com o salário, precisa pagar banho, pagar para lavar roupas e enviar dinheiro para a família.

 

Gastos e lucros de uma viagem entre Lages e São Paulo

 

Valor do frete: R$ 2.500

 

860 quilômetros

24 horas de viagem

10 pedágios

R$ 300 de pedágio

R$ 10 banho por 6 minutos

R$ 15 a R$ 20 uma refeição

Caminhão carreta faz 2 quilômetros por litro, em média, 500 litros por viagem, R$ 3,50 valor do diesel, total: R$ 1.750

 

Total de gastos: R$ 2.080

Total de lucro: R$ 420 (caso não tenha que fazer alguma manutenção no caminhão durante a viagem)