Conecte-se a nós

Notícias

Calçados inadequados podem prejudicar o desenvolvimento das crianças

Published

em

Foto: Divulgação

A infância é a etapa mais importante da vida, pois é nela que acontece o primeiro contato do indivíduo com o mundo ao redor. Por isso, a missão dos pais ou responsáveis pelas crianças é oferecer todo o suporte para que elas cresçam saudáveis. A saúde dos pés também merece atenção especial.

Como as cartilagens ainda estão sendo formadas, os pés dos bebês são muito maleáveis e frágeis. Isso muda conforme o tempo vai passando e a criança cresce. O enrijecimento ósseo acontece já nos primeiros anos da infância, motivo pelo qual essa fase exige mais cuidado que a fase adulta.

A maior parte das crianças adora brincar, correr e se exercitar. Tendo os pés como suporte fundamental, estes podem ser prejudicados pelo uso de calçados inadequados, que não preservam o impacto. Além disso, a má escolha também pode gerar prejuízos sociológicos e psicológico aos pequenos.

Segundo estudo da Unicamp, a utilização de sapatos errados pode até causar danos emocionais nas meninas relacionados à construção da feminilidade. Isso ocorre quando as crianças são expostas a sapatos de saltos, para que imitem a postura das adultas — antecipando fases da vida e provocando a sensualização precoce.

Embora o uso inadequado de sapatos seja um problema, há diversas soluções para isso no mercado. Uma breve pesquisa da Pampili mostrou que existem calçados infantis para todos os gostos, faixas de preço e situações.

De zero a 12 meses

Os calçados infantis do primeiro ano têm a única função de proteger os pés do frio e sujidades Afinal, o máximo que a criança vai fazer é engatinhar e arriscar alguns passos. Por isso, o ideal é optar por modelos de tecido maleável, que permita o livre movimento e evite a transpiração.

Entre 01 a 03 anos

Esta é efetivamente a fase em que a criança começa a desenvolver a percepção espacial e aprender a andar, correr, dançar…ou seja, a se movimentar com mais autonomia. Diante dessa situação, além de escolher calçados maleáveis, também é importante que eles promovam a sustentação. Os calçados com solado plano e sistema antiderrapante são excelentes opções. Prefira os modelos sem cadarço e outros adereços que possa prejudicar o andar da criança.

De 03 a 05 anos

Nesta idade, é importante prezar pelo conforto, amortecimento e segurança. As crianças de 3 a 5 anos costumam já estar na escola, onde desenvolvem atividades físicas e esportivas. O andar também está diferente, sendo que a pisada está mais estável. O único cuidado é com os sapatos de plástico, que impedem a respiração da região e ocasionam a proliferação de micro-organismos nos pés.

Dos 05 aos 09 anos

A partir dos 5 anos a criança está com mais autonomia e vontade de expressar as suas vontades. Por isso, os calçados para essa fase são tão diversos, e vão desde sapatos mais básicos até modelos que envolvem personagens infantis. Independentemente do visual, o importante é que os responsáveis optem por aqueles que oferecem conforto e segurança.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais