Conecte-se a nós

Negócios

Cadastro do eSocial começa nesta segunda-feira

Published

on

A partir desta segunda-feira (8), o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) começa a funcionar, e os procedimentos de contabilidade de empresas passam a integrar um programa de acesso geral por órgãos públicos, facilitando a divulgação dos dados de cada empreendimento.

De acordo com o cronograma do Governo Federal, começam, nesta segunda, a se registrar no eSocial as empresas com faturamento maior a R$ 78 milhões. Em julho, as demais empresas privadas passam a ser obrigadas a realizar o cadastro.

No ano que vem, órgãos públicos também deverão iniciar esse cadastramento. A previsão é que 13,7 mil empresas, que empregam 15 milhões de pessoas, sejam beneficiadas nesta primeira etapa.

Por meio desse sistema, os empregadores passarão ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A coordenadora de Recursos Humanos da empresa Martello, em Lages, Joice Daiana Bandoch, explica que este novo processo facilitará a transmissão de dados da empresa, tornando mais ágil o acesso a informações de funcionários e, também, da empresa em geral. “Tudo no início é mais burocrático, mas esse projeto unificará todas as informações do colaborador”, ressalta.

Serviços terceirizados

Esses também deverão ser cadastrados, dando transparência às informações registradas pelos empregadores, já que ficam acessíveis para a fiscalização do Governo do Brasil.

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©