Conecte-se a nós

Notícias

Cadastramento biométrico não é para estas eleições

Published

em

Cadastramento na Justiça Eleitoral em Lages - Fotos: Susana Küster

Todos os dias, a longa fila em frente à Justiça Eleitoral de Lages assusta quem passa em frente ao prédio. Em média, por dia, 150 pessoas não agendam horário para fazer o cadastramento biométrico do título de eleitor, e encaram até mais de três horas de espera, embaixo de sol ou chuva.

Isso acontece porque grande parte destes eleitores acreditam que o cadastro precisa ser feito antes das eleições de outubro. Porém, não há um prazo final para a biometria do título ser feita para os eleitores dos municípios de Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto, São José do Cerrito, Bocaina do Sul, Painel, Capão Alto e Palmeira. Estas cidades fazem parte da 21ª Zona Eleitoral.

A grande procura fez a meta de Lages ultrapassar a expectativa do órgão. O município já possui 25% dos 120 mil eleitores com o título atualizado. É que diariamente, também são atendidas 100 pessoas que agendaram o cadastramento pelo site do TRE ou pelo telefone 0800-6473888.

A meta era alcançar este percentual só em maio. O eleitorado das outras cidades que pertencem a 21ª Zona Eleitoral precisam vir até Lages fazer o procedimento.

O órgão funciona do meio-dia às 18h30min, mas às vezes, a fila começa a se formar às 9 horas. O chefe de cartório, Gilmar Duarte da Luz, afirma que há uma expectativa que o cadastramento seja exigido até dezembro de 2019, porém esta data pode ser adiada. “Nesta eleição é possível votar sem a biometria. As pessoas ouvem notícias dizendo que o prazo está acabando ou terminou, mas isso é em algumas cidades do país, não aqui”.

Em alguns lugares do Brasil já se encerrou o prazo, como é o caso de Salvador, na Bahia, que terminou na terça-feira. Em Santa Catarina, por exemplo, os eleitores de Blumenau e Florianópolis precisam adequar o título para as eleições deste ano.

Justiça vai parar

A partir do dia 10 de maio até outubro, devido as eleições, as zonas eleitorais vão parar de fazer o cadastramento biométrico. O trabalho será recomeçado em novembro. “É bom lembrar que a cada 15 dias, o agendamento abre no sistema. Se a pessoa entrar no site do TRE e não tiver horário, a agenda abre no primeiro e décimo quinto dia do mês.

O que levar

Os documentos para fazer o cadastramento é identidade e comprovante de endereço próprio ou de um parente (grau de parentesco precisa ser comprovado através de um documento). O comprovante de endereço pode ser de qualquer correspondência no nome da pessoa, como fatura de cartão de crédito e até carteira de trabalho assinada.

Negócio

O empresário Thiago de Vasconcelos Cavalcante aproveita o movimento intenso de pessoas em frente à Justiça Eleitoral para plastificar os títulos em frente ao órgão. Ele atende por dia, cerca de 50 pessoas. Um deles, nesta quinta-feira (01), foi o funcionário público de São José do Cerrito, Danilo Bazzan, 38 anos. Ele agendou o atendimento e não esperou nem 20 minutos para cadastrar a biometria.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: