Conecte-se a nós

Notícias

Bullying é combatido nas escolas

Published

em

Nas escolas, uma das formas de bullying é através de xingamentos - Foto: Susana Küster

Xingar, menosprezar e agredir fisicamente são algumas maneiras de praticar bullying, ato muito frequente nas escolas. Para combater essa prática, recentemente, o presidente Michel Temer sancionou uma lei que exige medidas de prevenção por parte das instituições de ensino. Em Lages, as escolas da rede estadual e municipal possuem programas contra o bullying.

As escolas estaduais possuem um trabalho contínuo através de núcleo de educação preventiva na secretaria e nas escolas, que desenvolvem ações. Cada instituição trabalha da forma que preferir, pois não há um programa específico para educação preventiva. “As escolas geralmente fazem palestras, trabalhos e atividades que envolvem os alunos. E, duas vezes por ano, eles passam para nós o resultado,através de relatórios com dados positivos”, explica a supervisora de gestão escolar, Nina Rosa Ramos Pucci.

Na rede municipal também são desenvolvidas ações para prevenir o bullying. Quando há casos sérios, uma assessoria formada pela Secretaria de Educação é feita na escola e na turma em que há a ocorrência. Além disso, em parceria com o Ministério Público, são feitas rodas de conversa com os estudantes. O tema também será trabalhado este ano, na olimpíada lageana de português, pois a redação terá o tema: “respeito às diversidades, o que vejo você e o que não vejo em mim”.

Na disciplina de ensino religioso, são feitos projetos de cultura de paz, que combatem comportamentos violentos, um deles, é o bullying. Mas, cada escola pratica ações diferenciadas, de acordo com sua realidade.

O diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Eduardo Canani, afirma que as ações de prevenção têm combatido o bullying, mas denúncias têm aparecido cada vez mais. “Eu acredito que a conscientização das vítimas de bullying, tem aumentado a comunicação deste tipo de violência no âmbito escolar”. explica.

Crédito: Os Ângulos da Cidadania

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: