Conecte-se a nós

Notícias

Biblioteca de Lages é selecionada por programa de incentivo à leitura

Published

em

A biblioteca possui sala de informática com acesso à internet - Foto: Patrícia Vieira

A Biblioteca Pública Municipal de Lages, além de oferecer um acervo com 50 mil volumes, desde livros, obras em braille, periódicos, discos, CDs e revistas, conta também com um laboratório de informática, com internet. E na próxima quinta-feira (12), serão retomadas as aulas gratuitas de xadrez.

Além disso, a bibliotecária Wemylinn Andrade enfatiza que a instituição foi uma das quatro selecionadas em Santa Catarina, pelo Conecta Bibliotecas, programa de incentivo à leitura, promovido pela Organização não governamental (ONG) Recode e a Caravan Studios, e conta com o patrocínio da Fundação Bill e Mellinda Gates.

A iniciativa busca estimular o desenvolvimento social através do incentivo cultural às comunidades por todo o país, usando as bibliotecas como meio para isso, atraindo novos frequentadores, em especial crianças e adolescentes em situação de risco.

Ao todo, foram selecionadas 108 bibliotecas no país. No Estado, além de Lages, fazem parte do projeto as bibliotecas de Rio do Sul, Imbituba e Tijucas. Os responsáveis pelas instituições participarão do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, que será realizado em maio, no Rio de Janeiro. A finalidade é trocar experiências e dar início a um processo de formação de profissionais, que vão identificar as necessidades dos espaços e das comunidades.

Conecta Bibliotecas

O programa Conecta tem como objetivo incentivar a transformação social dos jovens de 14 a 29 anos, por meio da biblioteca pública. É uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia.

A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores, que replicam os programas para o público final. Juntos, formamos uma grande rede de educadores, professores e bibliotecários para promover uma nova consciência e gerar oportunidades aos jovens brasileiros.

A Biblioteca Pública está localizada no Parque Jonas Ramos (Tanque) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Contato: 3223-8057.

Aula de xadrez é uma das atividades extras

Aulas de xadrez serão retomadas na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo. De acordo com o professor, José Mario Mescke, responsável pelo setor de Educação Física, da Secretaria da Educação de Lages, devido aos ajustes de horários, as aulas serão retomadas com uma carga menor em relação às realizadas antes. As aulas serão ministradas pelo enxadrista Marco Aurélio Zaror Cordeiro.

Serão 10 horas semanais, ou seja, uma vez por semana. O curso será nas quinta-feiras, das 8h às 12 e das 14 às 18 horas, conforme o horário de funcionamento da Biblioteca. Mescke explica, que a redução de horas/aulas semanais de xadrez na biblioteca, é para se adequar a outros projetos que estão sendo desenvolvido nas escolas municipais.

Além do xadrez, são oferecidas no contraturno atividades esportivas e culturais. Através dos projetos “Novo mais Educação” e “Projetos Complementares”, que visam completar o tempo ocioso dos alunos da rede municipal de ensino. Os alunos poderão participar de aulas de futsal, xadrez, dança, taekwondo, canto e coral.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: