Conecte-se a nós

Notícias

Berlusconi chega a SP para reunião com Lula

Published

em

São Paulo, 29/06/2010, (EFE)

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, chegou nesta segunda-feira a São Paulo, onde amanhã participará de um seminário empresarial e se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Em meio a um forte dispositivo de segurança, Berlusconi foi ao centro de São Paulo, onde participou de um jantar oferecido pela comunidade empresarial de seu país no clube Círculo Italiano.

 

Alguns integrantes da equipe de segurança do primeiro-ministro impediram que a imprensa que o esperava no Círculo Italiano se aproximasse dele. Apenas a imprensa italiana foi autorizada a entrar no recinto.

 

Também participaram do jantar o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, constataram os jornalistas que esperavam na porta do edifício.

 

Berlusconi chegou com uma numerosa comitiva de políticos e empresários, que eram esperados nos arredores do clube por manifestantes do opositor Partido Democrata (PD) da Itália, apoiados por representantes da comunidade italiana no Brasil, que protestavam contra os cortes orçamentários para os programas sociais.

 

O deputado pela América do Sul do PD, Fabio Porta, assinalou à Agência Efe que o protesto foi contra os cortes de assistência social e cultural aos italianos no exterior, assim como para aposentados e pensionistas e reconhecimento de descendentes.

 

"No caso do Brasil, a situação é mais delicada, já que aqui temos 300 mil eleitores de nossos 4 milhões de residentes no exterior e a maior comunidade de descendentes, com 30 milhões de pessoas", comentou Fabio Porta.

 

Berlusconi se reunirá na terça com Lula na sede da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no que será o ponto central de uma visita que tem como principal objetivo estreitar os laços comerciais entre os dois países.

 

Os dois líderes encerrarão na Fiesp um seminário empresarial no qual serão debatidas oportunidades de cooperação nas áreas de energia, defesa e infraestrutura, informou a Federação em comunicado.

 

Depois do seminário, Lula e Berlusconi darão uma entrevista coletiva e almoçarão juntos.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: