A cidade de Belém (PA) está em contagem regressiva para sediar a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorre de 10 a 21 de novembro. Para ajudar a receber os participantes do mundo todo, cerca de 1.300 voluntários concluíram esta semana o treinamento presencial no Teatro Maria Sílvia Nunes.
Notícias de Lages no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região
Durante três dias, os participantes realizaram simulações de situações reais envolvendo transporte, acolhimento, segurança, acessibilidade, hospitalidade e sustentabilidade — pilares essenciais para o bom andamento do evento.
Curso online complementou preparação presencial
Antes da etapa presencial, os voluntários passaram por um curso online de 120 horas, com temas que vão desde mudanças climáticas e turismo até dinâmicas de grandes eventos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os treinamentos têm como objetivo capacitar as equipes para atuar em diversos pontos da cidade, como aeroportos, hotéis, pontos de ônibus e áreas estratégicas da conferência, incluindo o Porto de Outeiro, que deve receber mais de 4 mil pessoas.
Entusiasmo dos participantes dá o tom do evento
Uma das voluntárias, Caroline Lucinda Souza, expressou o entusiasmo com a missão: “Eu adoro minha cidade e quero muito que o evento dê certo”, comentou.
Durante a COP30, parte dos voluntários também terá acesso direto às negociações ambientais na Zona Azul e Zona Verde do Parque da Cidade, acompanhando de perto o que será debatido entre líderes e especialistas de todo o mundo.
Como isso impacta sua vida?
As decisões tomadas na COP30 têm reflexos que ultrapassam fronteiras. A Serra Catarinense também sente os efeitos das mudanças climáticas e precisa acompanhar de perto os debates sobre soluções sustentáveis. O protagonismo de jovens voluntários nesse processo mostra que o futuro pode — e deve — ser construído com participação cidadã.