Conecte-se a nós

Notícias

Barragem elimina a necessidade de nova captação de água

Published

em

Ideia de construir uma estação de captação de água não vingou e prefeitura estuda uma barragem - Foto: Gilberto Braga/ Divulgação

Construir uma Estação de Captação Alternativa de Água acima da ponte do Rio Caveiras, na SC-114, entre Lages e Painel. Sugerido em 2016, o projeto tinha como objetivo evitar a possível contaminação da água do Rio Caveiras, que abastece Lages. A ideia foi substituída por outra que apresenta vantagens em relação a anterior. A prefeitura estuda a construção de uma barreira na Garganta do Diabo, que teria a finalidade de gerar energia, captar água e contribuir para controlar as enchentes do Rio Carahá.

O primeiro projeto foi sugerido pelo ex-secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, quando ocupava uma cadeira na Câmara de Vereadores de Lages. Ele temia que um acidente com um caminhão na SC-114 poderia contaminar a água, que também é usada pela Ambev, o que representaria prejuízos financeiros. Na época a obra foi orçada em R$ 3 milhões.

Ambev_ O gerente-geral da Ambev, Marcelo Amaral, concorda que existe um risco de contaminação na água, pelo ponto de captação ser próximo a uma rodovia. Porém, ele ressalta que podem ser realizadas medidas contingenciais em outros locais para minimizar esse risco, como a implantação de redutores de velocidade. “É legítima a preocupação. Mas, nossa água é monitorada sempre e qualquer problema na captação conseguimos interromper.”

Barragem_ O secretário de Planejamento de Obras, Claiton Bortuluzzi, explica que um estudo está sendo realizado para ser feita uma barragem de contenção para captar água e gerar energia na Garganta do Diabo, queda d´água próxima 12 quilômetros da ponte. Se esta barragem for construída, não é preciso a estação de captação.

Além disso, a barragem seria importante para conter a água quando ocorrem alagamentos no Carahá, que é influenciado pelas águas do Caveiras, quando a chuva também o atinge fortemente. “O estudo será feito em parceria com a Udesc e iniciativa privada. Depois de realizado, saberemos quanto custará a obra, onde captar recursos e que tipo de empresa será necessário para a construção.”

Rio Caveiras_ A água é considerada de excelente qualidade. A nascente está entre Painel e Urupema e o rio percorre vários quilômetros até chegar a Lages. Depois forma o alagado do Salto Caveiras.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: