Conecte-se a nós

Notícias

Banco da Família sensibiliza sobre importância do saneamento

Published

em

Os moradores irão participar de palestra com o professor Evanildo Fernando Santos de Almeida - Foto: All Press Comunicação Integrada/ Divulgação

Lages, maior cidade da Serra catarinense, tem baixa cobertura de saneamento básico: a rede coletora cobre 33,53% do município, mas somente 13,19% é efetivamente tratado, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2016).

O percentual varia porque mesmo em bairros onde há rede coletora, parcela dos moradores ainda não fez a ligação das residências. O problema ganha maior dimensão quando relacionado às doenças causadas pela falta de saneamento como hepatite A, leptospirose, febre tifoide e cólera, entre outras.

Em uma estratégia para melhorar a situação, o Banco da Família e Water.Org irão desenvolver duas ações. A primeira delas, em parceria com a Tigre tubos e Conexões, serão encontros de sensibilização em comunidades vulneráveis do município, entre terça e sexta-feira (27 e 30/11).

E em uma parceria inédita com a Prefeitura de Lages, irá reunir 270 agentes comunitários de saúde (ACSs), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), para a sensibilização e capacitação sobre o tema, nos dias 29 e 30.

“Estamos indo ao encontro e reunindo as pessoas diretamente envolvidas com o tema saneamento: os moradores que, muitas vezes por falta de mais informações, não buscam soluções para o problema, e os agentes comunitários de saúde, que falam diariamente com esse público”, afirma Isabel Baggio, presidente do Banco da Família.

“A parceria com instituições renomadas como o Banco da Família torna possível as intervenções em saneamento, dentro de uma concepção promocional, com participação da comunidade, assim como de outros atores sociais e setores relacionados com os determinantes da saúde. Significa o fortalecimento das ações que buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar destas famílias mais vulneráveis, implicando diretamente na promoção a saúde e prevenção de agravos, tornando as pessoas agentes ativos de transformação social, trazendo mais dignidade, possibilitando melhorias eficazes e duradouras que trazem mudanças para a sociedade como um todo”, afirma Tatiane Matos, gerente das Unidades de Saúde da Prefeitura de Lages.

Locais atendidos

Os bairros visitados serão Caroba e Santa Mônica (dia 27, às 19h), Gralha Azul (28, às 19h30), Santa Clara (29, às 19h30) e Tributo (dia 30, às 19h30). Os moradores irão participar de uma palestra de sensibilização com o professor de educação ambiental e consultor Evanildo Fernando Santos de Almeida, que atua há mais de 20 anos na área.

“Será um encontro informal, com interação com o público, e nele vou abordar o que é saneamento e o que representa para o presente e também para as futuras gerações, em relação à saúde, qualidade de vida e do meio ambiente”, antecipa Almeida. A intenção é reunir, ao todo, cerca de 200 moradores.

O mesmo conteúdo e dinâmica serão utilizados pelo consultor no encontro com os agentes comunitários de saúde, desta vez na Uniplac. Nos dois dias, a intenção é realizar também eventos de valorização do profissional, por isso haverá apresentação da influenciadora Creide Day Lima, coffee break e brindes, em uma grande confraternização.

Serviços

O quê: Palestras de sensibilização sobre saneamento básico com os moradores dos bairros Caroba/Santa Mônica, Gralha Azul, Santa Clara e Tributo

Quando: de 27 a 30 de novembro, das 19h (Caroba e Santa Mônica) e 19h30 (outros bairros).

O quê: Palestras de sensibilização sobre saneamento básico para agentes comunitários de saúde (ACSs)

Quando: dias 29 e 30, a partir das 13h30

Onde: Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Av. Mal. Castelo Branco, 170, bairro Universitário, Lages.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta