Conecte-se a nós

Notícias

Bairro Habitação ganha horta do projeto Colheita Feliz

Published

em

Foto: Greik Pacheco/ PML/ Divulgação

A 30ª horta comunitária implantada através do projeto Colheita Feliz, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (19 de outubro), no bairro Habitação. A horta foi entregue pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário Osvaldo Uncini para um grupo de 19 famílias, as quais a partir de agora serão as responsáveis pelo cultivo das hortaliças ali plantadas.

A nova horta, medindo cerca de 450 metros quadrados, está localizada em área anexa ao Campo de Futebol “Beira Raia”, junto à Área de Lazer Jolita Nunes de Oliveira, mantida pela Associação de Moradores do Habitação. Nela os técnicos da Prefeitura plantaram beterraba, alface roxa, alface americana e couve, dentre uma série de outras hortaliças e temperos.

A Secretaria da Agricultura e Pesca além de entregar a horta pronta para ser cultivada, oferece assistência técnica e mudas de hortaliças para a continuidade do cultivo.

O prefeito Antonio Ceron disse, durante o ato de inauguração, que o Projeto Colheita Feliz está baseado em dois importantes pilares: o cultivo em si dos produtos orgânicos, sem o uso de agrotóxico, mas sobretudo na questão pedagógica. “Uma horta comunitária dissemina a ideia de que toda a comunidade e as famílias possam ter e cultivar hortaliças e temperos para o próprio consumo”, destacou Ceron.

Já para o vice-prefeito, Juliano Polese, “este projeto vem ao encontro da necessidade de as pessoas terem melhor qualidade de vida, mais saúde, consumindo produtos saudáveis”.

O secretário de Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, lançou um desafio: a família que melhor cuidar da horta, de seu canteiro, receberá um prêmio. “A Prefeitura, além de implantar a horta, dará assistência técnica, mudas e o que for preciso para o cultivo desta horta. Queremos apenas que as pessoas, as famílias estejam engajadas neste importante projeto. Horta é saúde”, disse Uncini.

O presidente da Associação de Moradores, Luiz Lima Lins, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa e conclamou a comunidade a se integrar no cultivo e cuidados com a horta comunitária. “Hoje, 19 de outubro de 2018, faz exatamente 40 anos que o nosso bairro foi fundado. Para nós é grande presente recebermos uma horta comunitária. No início, tínhamos aqui no bairro uma horta, a qual, com o tempo, acabou sendo desativada. Agora, temos a responsabilidade de continuar com esta cultura voltada à produção de hortaliças através de uma trabalho comunitário”, concluiu Luiz.

O trabalho de implantação da horta contou com a parceira das secretarias da Agricultura e Pesca, Semasa e Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Reinauguração

O prefeito Antonio Ceron, acompanhado da primeira dama, Salete Ceron, também participou do ato de reinauguração da Área de Lazer Julita Nunes de Oliveira, infraestrutura comunitária composta de um salão de festas e jogos com churrasqueira.

Luiz Lima Lins explicou que este espaço, construído em 2008, é utilizado pela comunidade como um todo, mais especialmente pelos idosos, que ali se reúnem para jogar dominó.

Ambos os atos inaugurais foram prestigiados pela presença de dezenas de pessoas e moradores do bairro, além de vereadores e lideranças comunitárias, entres as quais o presidente da União das Associações de Moradores de Lages, Antonio Carlos Costa (Tita).

Fonte: Prefeitura de Lages

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: