Conecte-se a nós

Entretenimento

Bailarinos se apresentarão com orquestra pela primeira vez

Published

em

Músicos e bailarinos ensaiam para apresentação - Fotos: Camila Paes

Mais de 40 crianças e adolescentes serão estrelas do espetáculo, na noite desta quinta-feira (19), no Teatro Marajoara. Acompanhadas da orquestra do 6º Festival Internacional Música na Serra, apresentarão coreografia inspirada no filme A Noviça Rebelde, de 1965.

No ensaio de quarta (18), os sorrisos estavam soltos nos rostos dos bailarinos. Entre saltos e piruetas, a professora Mayra Ceron Pereira e o maestro Jean Reis ajustavam os detalhes para que coreografia e música ficassem em sintonia perfeita.

Para algumas das bailarinas esta é a primeira vez que sobem a um palco tão grande, como o do Teatro Marajoara, mas para quem observa, a ansiedade para apresentar o espetáculo ensaiado com tanto esmero é maior que o nervosismo.

As amigas Letícia de Oliveira Chaves e Tainara Pereira, ambas com 11 anos, estiveram no ensaio. Está é a primeira vez que Letícia se apresentará, já que foi neste ano que passou a fazer aulas de ballet. Para ela, a experiência de dançar juntamente com a orquestra tem sido muita boa e a ansiedade e nervosismo começam a subir. Já Tainara estará no palco pela terceira vez e por causa da experiência, ajuda a amiga a controlar os ânimos antes da pré-apresentação.

Os 47 bailarinos que fazem parte do espetáculo tem de 6 a 12 anos, além dos dois solistas mais velhos. Os ensaios começaram há três semanas e envolveram alunos da Escola de Dança Movere, do programa Lages Melhor e do Colégio Bom Jesus Diocesano.

Os músicos Samuel Moreira de Mello, 30 e Ataler Navarro, 31, tocam violino e fazem parte  da orquestra que participará do espetáculo junto com os bailarinos. É a primeira vez deles no Música na Serra e estão gostando da experiência. Para Samuel, a importância de um evento como este é, principalmente, pela troca de experiências com professores, colegas e o maestro Jean Reis. Ataler ressalta que, durante o período do festival, ficam em contato com música durante quase todo o dia e têm a oportunidade de focar e aprimorar seus talentos.

Samuel é bolsista e participa da orquestra

Valorização dos novos alunos

A coreógrafa Mayra Ceron explica que no ano passado o grupo de bailarinos fazia parte das turmas mais avançadas. Nesta edição, a ideia é abrir espaço para quem está começando e a maioria dos alunos faz aula de dança há menos de um ano.

A importância do encontro de dança e orquestra é para dar a oportunidade para que estejam em contato com música de qualidade, principalmente porque os dançarinos vivem também da música. “Eu fiz questão de enaltecer que nesta apresentação eles são instrumentos da música”, ressalta Mayra.

A apresentação de ballet e orquestra ocorre às 20h e a entrada é gratuita. A programação do Música na Serra se estende até sábado, com o concerto de encerramento com Orquestra Sinfônica e o solista Lyndon Taylor. Amanhã, além do coro infanto-juvenil e Música na Serra, haverá apresentação de suíte versão reduzida do ballet Carmen de Bizet.

Música leva alegria para hospital

Foi só os primeiros acordes dos instrumentos de sopro começarem a ecoar pelo quarto dos pacientes do Hospital Infantil Seara do Bem, que as crianças internadas abriram seus sorrisos ou até mesmo, se acalmaram.

Música acalmou bebês internados

Na ala das crianças maiores, o pequeno Pedro Henrique Arruda de 6 anos, logo ficou animado quando os músicos começaram a se apresentar. Abriu um sorriso e os olhos permaneceram vidrados na apresentação. Internado devido a uma crise de asma, Pedro deve sair ainda na sexta-feira do hospital e a animação com a chegada da alta ficou ainda maior ao assistir aos músicos.

Na ala dos bebês, o medo era que a música fosse muito alta e eles se assustassem com a apresentação. Mas o que aconteceu foi o contrário, assim que a música começou, os pequenos ficaram mais calmos e passaram a prestar atenção no que acontecia. Um deles aproveitou a melodia tranquila para dormir. Assim que a música parou, alguns dos bebês ficaram mais agitados como se quisessem um bis da apresentação.

O Hospital Infantil faz parte dos concertos sociais do 6º Festival Internacional Música na Serra. Bolsistas que participam das masterclasses tiram um tempo na agenda para passar por instituições públicas de Lages e levar um pouco de alegria e cultura para as pessoas que passam por situações complicadas. No roteiro, estiveram os asilos Vicentino e Menino Deus. Irmandade Nossa Senhora das Graças e outras instituições como Maternidade Tereza Ramos, também receberão os músicos.

Pedro gostou do concerto no hospital Infantil

Programação

Quinta-feira (19)

Orquestra Acadêmica​

Ballet Infantil & Orquestra

Classe de Canto

Sexta-feira (20)

Coro infanto-Juvenil

Coro Música na Serra

Ballet ” CARMEN” de Bizet – Suíte versão reduzida

Sábado (21)

Concerto de Encerramento

Orquestra Sinfônica

Solista: Lyndon Taylor

Coro Música na Serra

Regência: Jean Reis

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: