Conecte-se a nós

Notícias

Atenção com os olhos e a miopia

Published

em

Foto: Camila Paes

Basta caminhar pelo Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, no Centro de Lages, para perceber a quantidade de pessoas que caminham com um celular nas mãos trocando informações a cada instante. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 92,3% dos domicílios brasileiros possuem, pelo menos, um celular. Mas o que isso tem a ver com o título da matéria? Em 2050, a estimativa é que serão quase 50%, ou cinco bilhões de indivíduos que passarão a ver o mundo com lentes. Há dois caminhos de investigação para descobrir as causas desse salto extraordinário: a exposição insuficiente à luz, consequência da vida enclausurada em salas de aula e escritórios sem horizonte à vista; e a leitura de perto, de muito perto, resultado do uso exagerado de smartphones e tablets

O Brasil, onde a população passa em média 5,3 horas diárias na frente do computador, também acompanha os dados mundiais. De acordo com o Relatório de Saúde Ocular 2015, divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), entre os 201 milhões de habitantes, estima-se que existam entre 22 milhões e 72 milhões de míopes, ou seja, entre 10% e 35% dos indivíduos. E o problema pode aparecer cada vez mais cedo, já que hoje em dia é comum encontrarmos crianças dependentes do uso dessas tecnologias. Vidradas neste mundo virtual, muitas já possuem tablets ou passam horas brincando com os celulares dos pais, podendo ocasionar danos oculares.

Faça você mesmo!

> Se você costuma utilizar o computador durante muito tempo, já deve ter ouvido que “ficar muito tempo em frente à tela faz mal para os olhos”. Caso você tenha ignorado esse aviso, é melhor pensar duas vezes: a visão pode ser prejudicada pelo uso excessivo do computador. Atitudes e cuidados simples em seu ambiente de lazer ou trabalho podem deixar sua vista mais preparada para um uso controlado do computador. Conheça algumas delas:

> Reveja sua postura em frente à tela durante a navegação. Ela é tão importante quanto o tempo de exposição ao monitor e, se você estiver mal posicionado, isso pode acelerar o processo de vista cansada. Então, confira algumas dicas valiosas sobre como se posicionar em frente ao PC.

> Cuide da iluminação e até da ventilação do local, pois elas são mais essenciais do que parecem. Procure não ter ar-condicionado ou ventiladores apontados para seu rosto. Já a falta de luz no local faz com que seus olhos cansem mais depressa. Portanto, procure utilizar o PC em locais mais arejados.

> Pisque. Essa ação, que pode parecer inútil, é uma das mais importantes na prevenção da vista cansada – e muita gente se esquece de fazê-la enquanto está olhando para a tela. Piscar lubrifica o globo ocular, impedindo alguns dos sintomas da síndrome, como ressecamento dos olhos e dores de cabeça.

> A pausa é essencial. Ao usar o computador por uma hora, tire 10 minutos para relaxar a vista. Mas ao trocar o PC por outra atividade, trate de selecioná-la bem. Sair do computador e partir para a televisão ou uma leitura, por exemplo, pode ser igualmente prejudicial, pois é necessário focalizar as letras ou outra tela para manter a concentração.Procure tarefas leves e relaxantes, que exijam menos da visão.

> Prefira telas de LCD. Normalmente, elas apresentam melhor resolução e iluminação, proporcionando um cansaço menor para seus olhos. Não é desculpa para passar mais tempo no computador, mas é um fator auxiliar.

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: