Conecte-se a nós

Notícias

Artigos sobre a Coxilha Rica são apresentados em Portugal

Published

em

Foto: Arquivo CL

O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, apresentou dois artigos relacionados à preservação socioambiental da Coxilha Rica, região Sul do município de Lages. Os estudos foram expostos e apresentados na segunda edição do Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiental, na cidade de Guimarães, em Portugal.

No artigo que trata da preservação ambiental da região, Polêse e mais três autores afirmam que a área está sujeita a apropriação para conversão em atividades econômicas rentáveis, defendendo a aplicação de medidas de conservação efetivas.

O artigo cita ainda as propostas de conservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o local, que atuariam para inibir ações predatórias e seriam vantajosas também para a população rural.

Em um segundo estudo, os autores fazem uma análise dos aspectos socioespaciais da Coxilha Rica, considerada um dos acervos paisagísticos e arquitetônicos mais importantes relacionados ao tropeirismo.

Além de defenderem a proposta de tombamento e conservação deste acervo, feita pelo IPHAN, defendem a implantação de uma Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável, que seria chamada de Estrada Parque “Real Caminho das Tropas”.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais