Conecte-se a nós

Notícias

Ampliação do sistema de segurança está na reta final

Published

em

Todos os postes com as caixas para a instalação das câmeras foram instalados - Foto: Adecir Morais

Lages, na Serra Catarinense, está recebendo um incremento de 50 novas câmeras de videomonitoramento. De acordo com o chefe da Central Regional de Emergência (CRE) da Polícia Militar em Lages, major Fabiano da Silva, o processo de implantação dos equipamentos está em fase final.

As câmeras fazem parte do projeto Bem-Te-Vi, do Governo do Estado, e estão sendo instaladas em várias regiões da cidade. Os aparelhos têm por objetivo reforçar a segurança dos cidadãos e do patrimônio, como residências e estabelecimentos comerciais.

Fabiano afirma que mais da metade (cerca de 30) dos aparelhos já foram instalados e estão em funcionamento. Nos demais locais, foram implantados apenas os pontos com as caixas para a instalação dos equipamentos. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até três meses.

O processo de implantação inclui duas empresas contratadas, além da Celesc, que faz a ligação da energia. Além dos aparelhos, serão feitas adequações na CRE para comportar a ampliação do sistema.

O videomonitoramento contribui de maneira significativa com a segurança. Além de prevenir crimes, como furtos e roubos, o sistema ajuda os órgãos de investigação, como as polícias e o Ministério Público, a resolver crimes através das imagens armazenadas.

No âmbito do trânsito, é ideia é fazer com que as novas câmeras ajudem na identificação de veículos pela placa e consulta de nome do proprietário junto ao sistema do Detran. Fabiano detalha que será firmado um convênio com a prefeitura, que ficará responsável pela manutenção dos equipamentos.

Câmeras

As câmeras são de alta resolução, a partir de tecnologia de ponta, e têm função de posicionamento inteligente. Seus sensores de imagem possuem capacidade de varredura progressiva. Com a lente zoom ótico em 20 vezes e zoom digital em 16 vezes, os equipamentos oferecem mais detalhes sobre áreas expansivas.

Dentre os benefícios, o equipamento ajuda a reduzir a incidência de crimes, otimiza o “tempo-resposta” dos policiais, aumenta o número de prisões em flagrante e gera provas para as investigações e para os processos judiciais.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: