Conecte-se a nós

Notícias

Alunos são orientados sobre condições ideais para a alimentação

Published

em

O objetivo é tornar os alunos conscientes em relação a alimentação - Foto: Cléia Schmitz/ Arquivo Secom/ Divulgação

Mais do que receber alimentos saudáveis e adequados para a rotina escolar, os estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina passam a receber orientação sobre a importância das condições em que realizam as refeições nas escolas.

Pelo projeto #ComaBem, nutricionistas irão explicar os benefícios de se alimentar com regularidade, atenção e em boa companhia – princípios definidos pelo Guia Alimentar da População Brasileira.

Esta ação está prevista nos contratos de terceirização entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) a com as empresas Nutriplus e Risotolândia, responsáveis por fornecer alimentação para cerca de mil escolas catarinenses.

O fato de os estudantes terem mais conhecimento sobre as condições adequadas para as refeições gera uma maior reflexão e, consequentemente, mais interesse pela alimentação oferecida diariamente.

“O projeto elucida aspectos positivos sobre a qualidade com que nos alimentamos e, com certeza, trará benefícios duradouros para a vida dos estudantes dentro e fora da escola”, avalia o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola.

O tema escolhido pelo projeto #ComaBem neste primeiro semestre integra o quarto capítulo do Guia Alimentar e trata do Ato de Comer e a Comensalidade. “O assunto é abrangente e temos diversas formas de abordá-lo para as crianças, seja a partir de explicação em grupo ou individual durante o intervalo das aulas, distribuição de material educativo ou atividades lúdicas, nas quais eles se envolvem e assimilam as informações de forma divertida”, explica a nutricionista da Risotolândia, Renata Maluly, lembrando que as ideias ainda podem ser reforçadas por professores nas atividades em sala de aula.

“Nosso objetivo é tornar os alunos conscientes de que todo o ambiente envolvido no momento da refeição pode fazer a diferença para uma boa alimentação, desde a rotina envolvendo o horário e o local destinado ao recreio, passando pela atenção ao que se come até a escolha das companhias para dividir esse momento”, completa o gerente de comunicação da Nutriplus, Antônio Valini.

“Como resultado desses cuidados, é possível observar que as pessoas mais atentas ao que se come e à forma de comer são mais conscientes na hora de escolher os alimentos e adotam posturas mais saudáveis”, acrescenta Valini.

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais