Esportes

Alunos comemoram restauração de quadra de areia

Published

em

Crianças brincam na quadra que foi totalmente reformada - Foto: Toninho Vieira/ PML/ Divulgação

O apelido ainda não condiz com a realidade, mas o menino chamado pelos amigos de “Gigante” descoloriu os cabelos para ficar parecido com o ídolo dos campos, Neymar, atacante camisa 10 do Paris Saint-Germain. Gustavo Richard Mendonça Barbosa, 11 anos, é um dos garotos beneficiados com a reforma da quadra de areia que atende moradores do Bairro Morro Grande e outros próximos, da região Sul da cidade.“Meu sonho é ser jogador de futebol. Jogo com meus amigos Wesley e Douglas. Agora, com a quadra nova é melhor de jogar”, opina o garoto, estudante da Escola Municipal de Educação Básica Antônio Joaquim Henriques, no Bairro Centenário.

A completa revitalização foi oficialmente  entregue pelo prefeito Antonio Ceron e demais autoridades municipais. As melhorias abrangem uma série de necessidades dos moradores, ultrapassando apenas a parte esportiva e de recreação. Foram reaproveitados materiais de obras da Semasa, como telas, tijolos e areia, realizada drenagem pluvial, colocação de tubos, pintura dos postes, arrumação e pintura da escadaria de acesso, colocação de corrimão, lixeira e de tela de proteção para segurança das crianças, recuperação e pintura do portão, colocação de novas traves e redes nos “gols” e roçada.  A obra vai beneficiar cerca de 500 pessoas, além dos adolescentes. “As crianças vão poder brincar, praticar atividade física, socializar, fazer amigos novos. Pedimos que a comunidade zele por este patrimônio, que é de vocês e contem conosco sempre”, declarou o prefeito Antonio Ceron.

A reinauguração pôs fim a uma espera superior a quatro anos sem manutenção, conforme recorda o presidente interino da Associação de Moradores do Bairro Morro Grande, Marcelo Araújo. A estrutura foi inaugurada em 2009. Antes, quem passava pela rua João Lemos Machado, principal via de acesso ao bairro, via uma quadra em estado precário e de abandono, com matagal, esgoto a céu aberto e escorrimento de resíduos pelo meio da quadra.

Os alunos da Antônio Joaquim Henriques, onde estuda “Gigante”,  estavam em peso na reinauguração e foram uma atração à parte. Partiram para o ataque em uma disputa de futebol na quadra nova. A escola é uma das principais da região, recebe garotos e garotas residentes nos bairros Centenário, Morro Grande, São Luiz, Santo Antônio e até da Penha.

Brincadeira de menina

A adolescente Letícia Correia da Luz de Jesus, 11 anos, reside no Centenário e também pretende aproveitar a quadra. “Eu jogo no ginásio da escola com os piás da sala. Mas, agora, posso vir na quadra. Está bonita. É bom porque o corpo não pode ficar parado e os jovens se mantêm longe das drogas, outros vícios e da violência.”

Com nítida vocação para o futebol, Ísis Kauane Fernandes Neto, 10 anos, participa do projeto social Escola de Leoas, da Leoas da Serra, e também comemora a restauração da quadra. A menina treina futsal no ginásio da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e não para nenhum minuto na quadra. “Quero ser uma Leoa um dia. É muito bom para mim treinar às segundas, quartas e sábados, com grandes nomes, como a Greice, Pelé e Rubia e o auxiliar técnico do time adulto, Guilherme”, resume a menina.

Stephany da Silva Martins dos Santos, 11 anos, do 6º ano da Joaquim, não fica para trás. “Minha tia mora aqui perto e sempre estou por aqui. Tinha mato ao redor da quadra e era perigoso ter bicho. Não tinha tela, aí a bola vinha para a rua e o carro passava, furando a bola. O portão era quebrado e não tinha corrimão. A areia agora é mais macia e a tela é novidade”, analisa.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com