Conecte-se a nós

Notícias

Alunos apresentam trabalhos em Feira de Ciências

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Alunos da Escola de Educação Básica Belisário Ramos tiveram um dia diferente, na quinta-feira (21). Eles saíram das salas de aula e apresentaram seus conhecimentos para outros alunos e comunidade.

Mais de 400 estudantes dos ensinos fundamental e médio foram desafiados a participar da Feira de Ciências. Os trabalhos foram expostos em mais de 80 estandes no Ginásio de Esportes da instituição, no Bairro São Cristovão, em Lages.

Lucas Rafael da Silva Lima, de 18 anos, e Willian Douglas de 17 anos, decidiram criar uma edificação sustentável. Conforme os estudantes, o projeto “A Sustentabilidade na edificação” está sendo desenvolvido há três anos. No primeiro ano de projeto nasceu somente o gerador manual de energia solar.

Em 2017, era apenas uma casa sustentável. Inclusive, na época, foi classificado para participar da Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica e Profissional. Neste ano, os estudantes estão otimistas.

O projeto ganhou novos elementos, além da construção de um prédio com quatro andares, a edificação conta lâmpadas por sensores, controles, e a captação da água da chuva. “Esta água pode ser utilizada para lavar o carro, calçada, entre outros”, comenta o estudante Lucas.

O professor de física e orientador do projeto, Fernando Duarte, diz que o objetivo da feira é incentivar crianças e adolescentes a criarem e inovarem com o conteúdo da aula. “É bom vivenciar tudo aquilo que se aprende na teoria, sendo colocado em prática pelos jovens”.

Ele conta que os alunos não pararam de pesquisar e criaram mesmo fora do período de aula. “Até mesmo nos domingos eles me consultavam sobre as ideias que estavam sendo colocado em prática”.

O diretor da escola, José Renato Machado, enfatiza que o evento é interessante para mostrar aos alunos que são capazes de criar e executar um projeto de pesquisa e inovação. “Com a feira, observamos que é possível aliar conhecimento, criatividade e curiosidade dos alunos”, ressalta.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: