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Alternativa para jovens é empreender

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Aos invés de esperar por respostas e por oportunidades de entrar no mercado de trabalho, muitos jovens brasileiros têm optado por investir e tornarem-se empreendedores. A lageana Gabrielle Wolff, 18, é um exemplo disso. Bem antes de começar a procurar por emprego, ela já estava empregada em sua própria empresa, que ela iniciou com 13 anos.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, a taxa de empreendedorismo foi de 40%, um índice que cresceu mais da metade nos últimos 14 anos.

>>Investimento_ Gabrielle começou a trabalhar aos 13 anos como monitora de brinquedos. Ela relata que sempre teve vontade de ter o próprio negócio, e como tinha dinheiro guardado, decidiu comprar uma máquina de algodão doce. “Foi a melhor coisa que fiz”, ressalta.A jovem empresária revela que a maior dificuldade foi conseguir clientes que contratassem os seus serviços. “Precisou mostrar que o algodão doce serve para outras coisas, além da degustação, tais como a decoração”, relata. No começo, ela fazia o pacote tradicional, mas o movimento começou a aumentar quando começou a produzir o alimento no copo, como forma de presentear os convidados. Atualmente, a jovem que está na terceira fase de Ciências Contábeis, relata que não tem vontade de deixar o empreendedorismo, já que percebeu que, quando seu trabalho é bem realizado, há um retorno positivo.

 

Há dois anos, Vinícius é sócio de empresa

>>Inovação_ Vinícius, 25, começou a trabalhar com empreendedorismo dentro das empresas em que trabalhava. Buscava sempre inovar com novas ideias e sempre crescia dentro do local de trabalho. Quando percebeu que o espaço já estava ficando pequeno, decidiu empreender no próprio negócio.  Ele iniciou com a sociedade de uma empresa Platon, que trabalha com soluções de tecnologia em nuvem. “A partir daí começou a mudança de visão, de funcionário para empresário”, explica. Faz dois anos que Vinícius começou com a empresa. As dificuldades, segundo ele, estão em vencer seus medos e inovar. Além disso, é preciso saber inserir seus produtos no mercado. “O termo é se reinventar, como empreendedor, é preciso se reinventar o tempo inteiro”, acrescenta. Atualmente, segundo ele, o desejo maior é continuar como empresário a vida inteira. “Vou lutar até o fim para que isso aconteça e se precisar, volto a ser funcionário, mas não deixarei de ser empreendedor”, explica ele.

A pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro”, divulgada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), revelou que o perfil do jovem empresário brasileiro é do sexo masculino, com idade entre 26 e 30 anos, ensino superior completo, microempresário, com apenas uma empresa registrada e com faturamento anual de R$ 60 mil a R$ 360 mil. A pesquisa também revelou que 25% dos jovens empresários investiram em uma empresa por identificação de oportunidade de negócio, 57% participam de alguma entidade representativa do jovem empreendedor e 62,8% utilizam sites e redes sociais como principais formas de conexão com o mundo dos negócios.

O publicitário Lucas Reichert, 21, revela que a vontade de empreender aconteceu há dois anos, quando começou a estudar sobre design e frequentar palestras de empreendedorismo. “Ouvir histórias de superação e de pessoas que saíram de sua zona de conforto e geraram valor a sua empresa me faz avaliar o mundo em minha volta por outra perspectiva”, explica. A ideia de ter um emprego “comum” não empolgava Lucas, que já havia trabalhado como freelancer para agências e produtoras, onde adquiriu conhecimento sobre o funcionamento de agências de publicidade. Foi quando ele resolveu montar a Estúdio Rei, que, segundo ele, ainda engatinha, mas promete passos largos.

Mesmo sendo seu próprio chefe, Lucas explica que isso foi um incentivo para que continuasse a estudar, principalmente devido à concorrência. “Hoje, com o advento da internet, você pode aprender de tudo pagando cursos online e lendo e-books”, acrescenta. Para o próximo ano, o jovem empresário já começa a planejar o futuro da empresa. “Em 2017 estive na fase de lançar a marca e investir em equipamentos. Em 2018 a meta é dobrar o número de clientes, ter um escritório fixo e ganhar reconhecimento local”, conclui.

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Declaração de imposto começa dia 1º de março

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Foto: Divulgação

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa dia 1º de março e vai até as 23h59 do dia 30 de abril. O programa de preenchimento da declaração estará disponível para download na próxima segunda-feira (26) no site http://idg.receita.fazenda.gov.br.
São obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50. O comprovante deve ser entregue até dia 28 de fevereiro.

Assim, o contribuinte que estiver com a documentação em dia já pode se antecipar e começar o preenchimento. Este ano, os contribuintes que desejarem incluir seus dependentes na declaração deverão fazer a inscrição do CPF, caso tenham a partir de 8 anos.

Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido. O mais indicado é que a declaração do IR seja feita com antecedência para evitar cair na malha fina, mas se o contribuinte, após a entrega, encontrar erros nos dados informados, pode fazer uma retificação.

Para o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, é interessante que as pessoas se preparem com antecedência para declarar, já procurando e separando os documentos necessários. “Quanto mais preparado o contribuinte estiver, melhor, já que os primeiros dias são os mais interessantes para o envio, e isso por dois motivos: quem entrega o material com antecedência recebe a restituição antes, e em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora depois do prazo de entrega”, alerta.

Documentos necessários

Número do CPF de dependentes, número do CPF e CNPJ de fontes pagadoras (de preferência com as notas fiscais ou documentos comprobatórios), comprovante anual de rendimentos das fontes pagadoras (no caso de salários ou serviços prestados), comprovante de gastos dedutíveis no Imposto de Renda (como os de educação, saúde ou gastos com previdência). Dependendo dos pagamentos, rendimentos, bens e doações que você fez, também é importante ter documentos comprobatórios.

O que se deve declarar e o que se pode deduzir

Quem deverá declarar o Imposto de Renda?
>>Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70;
>>Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 MIL

Ganho de capital e operações sem bolsa de valores
>>Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
>>Optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

Atividade rural
>>a) Obteve receita bruta anual em valor superior a R$ 142.798,50;
>>b) Pretenda compensar, no ano-calendário de 2017 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2017.

Bens e direitos
>>Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2017, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00. Condição de residente no Brasil
ou
>>Passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2017.

Despesas que podem ser deduzidas do imposto

>>Despesas médicas – Pagamentos efetuados, no ano-calendário, a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.
>>Despesas de instrução – Pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes até a quantia de R$ 3.561,50, para cada um.
>>Dependentes – Quantia, por dependente, de R$ 2.275,08 para cada um.
>>Contribuição previdenciária oficial – Contribuições para a Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
>>Pensão alimentícia – Importâncias pagas a título de pensão alimentícia em face das normas do Direito de Família
>>Livro Caixa- Despesas escrituradas no Livro Caixa, para trabalhadores não assalariados.
>>Previdência complementar – Contribuições para as entidades fechadas de previdência complementar, limitada a 12% do rendimento tributável.

 

 

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PIS: trabalhadores nascidos em março e abril podem sacar abono salarial

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Foto: Arquivo/Agência Brasil/Divulgação

Começou nesta quarta-feira (22) o pagamento do abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) do calendário 2017/2018, ano-base 2016, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores variam de R$ 80 a R$ 954 conforme o tempo de trabalho em 2016. Os titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$ 1 e movimentação receberam o crédito automático na última terça-feira (20).

Os pagamentos são feitos conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho, com os nascidos naquele mês. Os recursos de todos os beneficiários ficam disponíveis até 29 de junho de 2018. Os últimos a sacar serão os nascidos em maio e junho, a partir de 15 de março.

São liberados R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários em todo o calendário. Para os nascidos em março e abril, estão disponíveis R$ 2,664 bilhões para mais de 3,745 milhões de trabalhadores. O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

A Caixa lembra que tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2016.

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento da instituição. Caso não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta da Caixa, o valor pode ser retirado em qualquer agência do banco público, apresentando o documento de identificação. O trabalhador vinculado a empresa pública com inscrição no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.

Fonte: Agência Brasil

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Programa Startup SC está com inscrições abertas

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Foto: Divulgação

O programa de capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas. Empresas de base tecnológica iniciantes podem se inscrever entre 19 de fevereiro e 19 de março para o programa com duração de cinco meses e oferece, além de capacitação, acesso à rede de empreendedores do ecossistema de sucesso catarinense. Esta é a oitava edição do programa e pela primeira vez estará selecionando 30 startups – elas serão divididas em duas turmas, em Joinville e Florianópolis. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de março.

As selecionadas participarão de cursos, palestras, workshops, mentorias presenciais e online gratuitamente. As consultorias presenciais acontecem em Florianópolis e Joinville, simultaneamente, durante os cinco meses de treinamento. Não é necessário ser pessoa jurídica para participar.

O sucesso dessa metodologia é refletido no número de empresas nascentes que passaram pelas turmas do Startup SC e continuam no mercado: cerca de 64% ainda estão ativas em um cenário nacional em que 74% das startups não sobrevivem aos primeiros cinco anos, de acordo com estudo da Startup Farm.

Vantagens

Além da capacitação os participantes ganham créditos para utilização nas plataformas AWS, Google Cloud e IBM Cloud, assinatura de um ano na ContaAzul, dois anos de isenção na mensalidade da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), tarifas especiais para transações na Asaas, entre outras vantagens.

Inscrições: http://www.startupsc.com.br/inscreva-se/

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Sest/Senat amplia estrutura e serviços em nova unidade

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Foto: Susana Küster

Atualizado às 12:02

O Sest/Senat de Lages, a partir de junho, vai funcionar na nova estrutura, que está sendo construída às margens da BR-282, próximo ao Lages Garden Shopping.

O órgão que hoje funciona em 300 metros quadrados, na Rua Campos Sales, Bairro Coral, vai passar para quatro mil metros quadrados. O investimento de R$ 12 milhões, (recurso próprio), possibilitará mais conforto e espaço para eventos e cursos.

O público, que em sua maioria são motoristas, terão atendimento odontológico, clínica geral, fisioterapia e palestras educativas. Haverá também um ginásio poliesportivo, que também servirá como centro de eventos.

Hoje a estrutura possui uma sala de odontologia e outra para fisioterapia. A que está sendo construída terá oito salas para atendimento odontológico, além de nutricionista, psicóloga e atendimento radiológico para a parte de odontologia.

Os cursos terão mais espaço, já que de uma sala de aula vai para oito, além de mais duas salas de informática. O órgão também oferecerá simulador de direção para caminhão e ônibus. “Estamos prevendo um curso técnico em manutenção em oficina mecânica, no ano que vem”, afirma o gerente do Sest/Senat, Renato Inda Macedo.

Com a nova estrutura, a expectativa é de que a demanda aumente. “Lages possui um potencial grande para o transporte pela posição geográfica que possui”, avalia Renato.

 

Erramos: Na matéria, foi informado que a sede do Sest/Senat era anexo ao Posto Ampessam, na BR-116, quando na verdade é na Rua Campos Sales.

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Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

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