Conecte-se a nós

Notícias

Alerta de frio intenso para este sábado

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Às 6 horas, Manoel Borges já começa a arrumar a lenha para fazer fogo no fogão. Ele precisa garantir que o ambiente esteja aquecido para sua esposa, Isabel Borges, que fez uma cirurgia recentemente e não pode passar frio.

Tanto é, que Isabel, de 85 anos, precisa dormir em uma cama diferente, que foi colocada na cozinha. Manoel, de 87 anos, acompanha a esposa e dorme ao lado dela, em uma cama auxiliar. Dessa forma, garante o ambiente quente a noite inteira.

A exemplo de Manoel e Isabel, muita gente usa o fogão à lenha para se aquecer nos meses de frio intenso na Serra Catarinense. Mesmo assim, há quem não tenha essa opção e precise contar com o apoio da comunidade para se aquecer.

Assim, quem quer ajudar as pessoas que não têm roupas, pode se programar, afinal, a previsão para o fim de semana é de muito frio, com temperaturas negativas nas cidades mais altas da região.

O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, alerta para o perigo do congelamento de água em canos e maquinários agrícolas, afinal, há chance de formação de gelo.

Coutinho ressalta que é preciso ter atenção com a população carente e, principalmente a de rua em todas as cidades de Santa Catarina, inclusive, em Florianópolis, onde poderá gear em alguns bairros mais abertos e desprotegidos. Além disso, uma nova onda de frio poderá chegar entre terça-feira e quarta-feira.

No domingo, aumento de nuvens a céu encoberto, com chuva no decorrer do dia, devido à formação de uma frente fria no Sul do Brasil. Condição de chuva mais intensa e temporais isolados no fim do dia. O frio diminui, mas a temperatura sobe pouco durante o dia por causa da cobertura de nuvens.

Tendência de 13 a 22 de junho

O período inicia com temperatura baixa em Santa Catarina, mas com aumento de nuvens em todas as regiões e chuva no Norte do Estado no dia 13, e em todas as regiões no dia 14; e parte do dia 15. Condição de geada ampla no amanhecer do dia 13. Depois disso, tempo mais seco com temperatura em gradativa elevação e o afastamento da massa fria para o oceano.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais