Conecte-se a nós

Notícias

Ainda há vagas de Mediotec em Lages

Published

em

Fernanda e Lucas estudam no Cedup Renato Ramos da Silva e têm a expectativa de concluir o curso já com uma colocação no mercado de trabalho - Foto: Camila Paes

Foi a possibilidade de sair do ensino médio já capacitado e direto no mercado de trabalho, que atraiu os jovens Lucas Fronza e Fernanda Muniz, 16, para o curso técnico de Biotecnologia no Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva. É com esse ideal, que as turmas dos cursos MedioTec vem atraindo cada vez mais alunos. Em Lages, instituições oferecem opções gratuitas para os interessados.

Uma das opções é o curso de Informática no Cedup Renato Ramos. São 50 vagas para estudantes de 15 a 19 anos, que estejam cursando o segundo ano do ensino médio regular em instituições estaduais. Com a matrícula gratuita e sem mensalidades, o estudante ainda recebe um auxílio de R$ 2,50 por aula assistida, podendo chegar ao valor de R$ 300 mensais. As matrículas se iniciam amanhã e vão até sexta-feira. As aulas, que acontecem no período noturno, começam em março.

No Cedup Industrial, ainda há vagas remanescentes no curso de Eletrotécnica. Neste curso, o aluno frequenta o ensino médio na instituição e no contraturno, frequenta o curso técnico. Estão disponíveis 15 vagas e as matrículas só serão encerradas quando não sobrarem mais vagas. Entretanto, as aulas já começaram e quem tiver interesse, deve procurar a instituição o mais rápido possível.

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), não há mais vagas para este semestre. Entretanto, no meio do ano, será aberto o curso de Informática para Internet e Eletromecânica. Na instituição, as vagas são definidas por meio de sorteio e as inscrições são feitas pela internet. Todos os anos, o IFSC oferece os cursos MedioTec de Administração, Agroecologia, Análises Químicas, Informática para Internet, Mecatrônica, Biotecnologia e Eletromecânica. Também não há custos de mensalidade e a seleção é feita por sorteio.

No Cedup Renato Ramos são oferecidos os cursos de Administração e Análises Químicas e ainda poderá ser aberto o curso de Estradas, considerado pioneiro no País e inédito no Estado. Porém, a instituição aguarda decisão do Conselho de Educação do Estado, que irá deliberar essa semana sobre a possibilidade de abrir o curso. Thaís Agostini, coordenadora do MedioTec na entidade, ressalta que, assim que obtiverem uma resposta e for positiva, já iniciarão com as matrículas.

São oferecidas 80 mil vagas em todo o Brasil

Um dos principais programas da educação brasileira, o MedioTec 2018 promete ser um dos mais concorridos e com disponibilidade de vagas. O grande intuito do programa é incentivar o ensino profissional. Isso é feito através do ensino integrado e de cursos específicos. Anualmente, milhares de brasileiros são capacitados pelo MédioTec.

A intenção do Governo é criar uma categoria média, entre o ensino médio e a graduação, fazendo com que estudantes possam sair do ensino médio já com boas possibilidades profissionais. Se o ensino médio serve de base geral para o avanço nos estudos, o ensino técnico é muito mais prático e específico nas áreas de atuação.

Profissionais com ensino técnico apresentam ampla possibilidade no mercado de trabalho, tendo em vista que já saem com conhecimentos específicos e práticos, ou seja, aptos para a transição e entrada no mercado de trabalho.

São diferentes categorias de cursos, sendo que a maioria tem duração de 3 anos, em turno inverso ao do ensino médio, fazendo com que o estudante passe o turno matutino e vespertino estudando. Ao final dos três anos, são duas as formações. Os cursos não precisam ser realizados na mesma instituição, no entanto, é necessário que o candidato esteja matriculado no ensino médio.

 

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: