Conecte-se a nós

Notícias

Água do Rio Caveiras passará por novas análises

Published

em

Os peixes mortos são da espécie cará - Foto: Adecir Morais

Atualizado às 14h20

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Lages informou que pediu a realização de novas análises para descobrir a causa da mortandade de peixes no Rio Caveiras, especialmente no Salto, em Lages. Solicitados por intermédio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), os testes serão feitos pela Agência Reguladora de Santa Catarina (Aresc), cuja sede fica em Florianópolis.

A mortandade de peixes, que veio a tona nos últimos dias, foi mostrada em reportagem do CL, na última segunda-feira (9). Dezenas de peixes, basicamente da espécie Cará, podem ser encontradas sobre a água ou na barranca do rio. Os moradores ribeirinhos temem que a água possa estar contaminada, inclusive com defensivos agrícolas, uma vez que existem muitas lavouras de soja na região.

A Ambiental explicou que já foram colhidas amostras para análise, no entanto, os testes “não fornecem subsídios conclusivos sobre o agente causador da morte dos peixes”. Os primeiros exames, que foram feitos pela Semasa, apontaram redução de oxigênio da água. Com as novas análises, devem ser avaliados fatores microbiológicos, metais e agrotóxicos que possam estar interferindo na qualidade da água.

A Aresc informou, via sua assessoria de imprensa, que vai encaminhar uma equipe a Lages nesta sexta-feira (13)*. A previsão é que sejam coletadas amostras em, pelo menos, sete pontos diferentes do rio. Já o resultado dos exames laboratoriais, que vai apontar se há contaminação no rio, sairá em 15 dias a partir da data da coleta do material, segundo a Aresc.

A PMA também encaminhou o caso ao Ministério Público, para as providências. O órgão, através da Promotoria de Meio Ambiente de Lages, deverá abrir inquérito para apurar a causa da morte dos peixes.

Atualização: A assessoria da Aresc informou nesta quinta-feira (12) que a equipe antecipou a vinda para Lages para essa sexta, conforme atualização.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: