Conecte-se a nós

Notícias

Água de fonte é canalizada para moradores de Santa Terezinha do Salto

Published

em

Kátia da Silva diz que agora sempre tem água em casa - Foto: Susana Küster

O posto de saúde, a escola e cerca de 10 famílias da Localidade de Santa Terezinha do Salto, em Lages, usavam água de uma fonte. Como a instalação era precária, às vezes vinha suja de barro ou faltava. Porém, isso agora mudou. A Prefeitura de Lages canalizou a água dessa fonte, tornando o abastecimento mais seguro e confiável.

A moradora, Kátia da Silva, 28 anos, conta que de vez em quando era preciso ir buscar a água de balde e as roupas acumulavam, pois não tinha como lavar. Como são sete pessoas na casa, às vezes, não havia água limpa nem para tomar. “Era bem difícil cozinhar, principalmente quando chovia, ela vinha com barro”.

A água sempre foi utilizada pela comunidade e aparentemente é potável. Porém, por precaução, o prefeito Antonio Ceron afirma que testes serão feitos para atestar sua qualidade. “Foi constatado que a água distribuída nas Localidades de Macacos e Rancho de Tábuas, está contaminada. Por isso, a prefeitura está fazendo exames de laboratório na água distribuída no interior de Lages. E agora, o Salto está incluído na lista”.

Mesmo sem a análise, o alívio para os moradores é grande. Há muitas crianças na localidade e a falta da canalização causava, às vezes, falta de água. O morador Orival Paulo Maçaneiro convivia há mais ou menos 50 anos com o problema. Agora, ele se sente aliviado e emocionado por ter água limpa para beber, cozinhar e lavar as roupas. “A roupa que a gente lavava, ficava às vezes, suja, porque a água vinha com terra”.

O que foi feito

Foram instaladas duas caixas de água, uma com capacidade para armazenar 15 mil litros e a outra para 5 mil litros. Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, as outras áreas do Salto possuem poço artesiano e para frente da localidade em que a nova rede foi implantada, os moradores possuem maior poder aquisitivo e fizeram sua própria instalação para ter acesso à água. “Cerca de 800 metros de cano foram implantados. Por gravidade, a água chega nas casas. O investimento da prefeitura na obra foi de cerca de R$ 30 mil”.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: