Conecte-se a nós

Notícias

Agosto poderá ter maior sequência de dias com temperaturas negativas

Published

em

Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online/Divulgação

O frio continua ao amanhecer nos municípios da Serra Catarinense. Algumas cidades tiveram geada e temperaturas abaixo de zero, -3,7ºC em Bom Jardim da Serra e -2,2ºC São Joaquim e Painel. Em Urupema os termômetros chegaram aos -2,1ºC e Urubici -1,9ºC. A informação é do site Climaterra. Nesta segunda-feira (13), chegou a marca de 39 dias com mínimas negativas em Santa Catarina e 74 dias com geada no topo da Serra, e com temperaturas mínimas inferiores a 2°C.

Com isso, o mês de agosto deste ano poderá ser marcado por uma das maiores sequências de dias com temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense. Para o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, fazer frio em agosto no topo da Serra pode ser considerado normal, porém, raro é ter tantos dias com mínimas perto ou abaixo de zero.

Neste ano foram registrados nove dias seguidos. “Possivelmente a última vez que deve ter dado algo parecido foi em agosto de 1978. O mês está entre 2°C a 3°C abaixo do normal nesta primeira quinzena e com pouca chuva”, disse Coutinho.

Depois do amanhecer gelado, esta segunda-feira (13) é de tempo bom, com sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Com temperatura em elevação.

A terça-feira (14) uma massa polar sai de Santa Catarina e dá lugar a uma nova frente fria. Temperatura mais baixa ao amanhecer especialmente na Serra. Durante o dia, temperatura em elevação, mas diminuindo novamente no fim do dia. Mínimas entre -1°C e -4°C, com ocorrência de geada forte, no topo da Serra.

Máximas entre 17°C e 20°C. A previsão é de aberturas de sol pela manhã com aumento de nebulosidade no decorrer do dia, em todas as regiões, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral Sul do Brasil. Temperatura em elevação, declinando novamente no fim do dia. Picos de umidade relativa do ar baixa de tarde, entre 15% e 30% na maior parte de Santa Catarina.

A quarta-feira (15) com mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia com presença de sol em todas as regiões no decorrer do dia Temperatura mais baixa em pequena elevação durante o dia.

Quinta-feira terá presença de sol entre nuvens em Santa Catarina, com nevoeiros ao amanhecer. Temperatura mais baixa, em pequena elevação durante o dia.

Para sexta presença de sol entre nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer. Temperatura em elevação.

Mínimas nesta segunda

-3,7ºC B.Jardim/F.Keiser
-2,2ºC S.Joaquim/F.Keiser
-2,2ºC Painel/F.K e G.Hugen
-2,1ºC Urupema*
-1,9ºC Urubici*
0,3ºC Curitibanos/UFSC
0,9ºC Fraiburgo*
1,1ºC Caçador*
1,2ºC Joinville/serra/DSoares
1,4ºC Monte Castelo*
1,8ºC Frei rogério*
1,9ºC Otacílio costa*
1,9ºC Monte Castelo*
1,9ºC Lebon Régis*
1,9ºC Bom Retiro*
1,9ºC Major Vieira/Inmet
*Epagri
Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: