Conecte-se a nós

Notícias

Adequação dos controladores dos semáforos começa na próxima semana

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Inicia-se, na próxima semana, a adequação dos controladores de semáforos instalados em cruzamentos das principais ruas e avenidas de Lages. Dos 40 controladores existentes, sete serão substituídos.

De acordo com o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, um cronograma para a implantação do sistema será divulgado pela prefeitura e pela empresa Newtesc, de São Paulo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 45 dias.

O sistema será integrado. Sendo assim, todos os semáforos serão controlados através de uma central de operações instalada no segundo andar do prédio do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, anexo à Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran).

Nesse setor, trabalharão seis servidores da prefeitura, que passarão por treinamento. Com sistema monitorado 24 horas por controladores, o sinal será captado por satélite e em tempo real, permitindo a alteração do tempo e a sincronização dos semáforos de acordo com a necessidade de cada ponto.

Com isso, segundo o órgão, a mobilidade urbana será melhorada. A circulação dos veículos ficará mais constante, sem paradas entre um semáforo e outro nas principais avenidas. Isso é chamado de “onda verde”, quando os veículos cruzam por vários semáforos sem parar. A fluidez do trânsito, neste sistema, pode ser programada, pois o tempo de abertura do sinal verde é sincronizado.

Semáforo apresenta problema

O semáforo do entroncamento das avenidas Brasil e Presidente Vargas está com problema no controlador. Por isso, não estava funcionando na terça-feira (10). De acordo com o diretor de trânsito da Prefeitura de Lages, Rogério Juary Almeida, após avaliação, constatou-se a necessidade da substituição do controlador.

Um técnico foi acionado para a substituição do equipamento. A previsão é que, hoje, o semáforo esteja funcionando normalmente. Enquanto isso, Juari recomenda que motoristas dobrem a atenção ao trafegarem pelo local. Agentes de trânsito deverão monitorar o local, até que o aparelho volte a funcionar.

“Porém, esse tipo de imprevisto nos semáforos da cidade está perto do fim. Pois o trânsito de Lages vai passar por mudanças,” informa Juary. Geralmente, quando um semáforo apresenta problemas, como neste caso, a comunidade é quem precisa avisar aos órgãos responsáveis. Com a mudança, a própria Central de Controle poderá acompanhar a resolução da falha.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: