Conecte-se a nós

Negócios

Abastecer sabendo o que se compra

Published

em

Foto: Susana Küster

Já pensou abastecer seu veículo e encontrar no posto de combustível, um quadro de aviso informando os valores e a diferença em percentual dos preços do etanol ou da gasolina? Isso seria possível, se um projeto de lei feito pelo deputado estadual Cesar Valduga (PC do B) em julho de 2015, não fosse arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Porém, a assessoria do deputado informou que o projeto será editado e lançado na Casa novamente no ano que vem. Se engana quem pensa, que saber o percentual de diferença entre os combustíveis não faz diferença no bolso. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), abastecer com etanol vale mais a pena somente quando o combustível custar 70% ou menos do que o preço cobrado pela gasolina. Isso acontece porque o veículo abastecido com etanol gasta mais litros para percorrer a mesma distância equivalente ao volume utilizado de gasolina.

O coordenador dos postos de combustíveis da região de Lages, Sadi Montemezzo, deixa claro que não é ilegal os postos venderem combustível formulado. Entretanto, o cliente tem o direito de saber os componentes dele. Outro ponto que Montemezzo frisa é que todos podem exigir que a bomba seja aferida antes de abastecer.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: