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90% das reclamações no Procon são resolvidas com um telefonema

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Rubens está sendo cobrado de um dívida que não fez - Foto: Camila Paes

Foi ao usar um cheque que Rubens Guielcer de Fór percebeu que estava com o nome sujo. Entretanto, sabendo que não tinha dívidas ativas, descobriu que uma financeira estava o cobrando um valor que nunca tinha gasto. Após tentativas por telefone, não conseguiu resolver o problema e precisou acionar o Procon.

O coordenador do Procon em Lages, Julio Borba, revela que problemas com bancos, financeiras e companhias telefônicas são os mais comuns no órgão e 90% dos problemas são resolvidos em contato telefônico.

Este não foi o caso de Rubens que, com a ajuda do órgão, precisará entrar com um Processo Judicial contra a empresa que nunca teve contato. A preocupação é que, sem a resolução do problema, corre o risco de perder o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Rubens acrescenta que, sem a ajuda do Procon, não teria como resolver essa situação.

Nos últimos três anos, o número de atendimentos no órgão aumenta em mil por ano. Um aumento de 21%. Para Julio, isso mostra que as pessoas têm acreditado mais no serviço. De acordo com o coordenador, a maioria dos casos consegue ser resolvida rapidamente e aqueles que possuem mais dificuldade, o Procon oferece assessoria jurídica. Empréstimos consignados e recálculo de juros abusivos também são bastante solicitados.

A maioria das reclamações são de empresas grandes e poucas são do comércio lageano. Geralmente são de produtos com defeitos e que precisam ser enviados para assistência técnica.

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